Um novo estudo da Universidade de Queensland (UQ) sugere que a nanotecnologia pode proporcionar um alívio mais eficaz e duradouro para pessoas com dentes sensíveis. Liderado pelo Dr. Chun Xu, da Faculdade de Medicina Dentária da UQ, a pesquisa aponta para uma solução inovadora que promete superar as opções de tratamento atuais.
- Melhor faculdade de odontologia do mundo é brasileira
- Conheça o curso de especialização em Endodontia
“Os túbulos dentinários estão localizados na dentina, uma das camadas abaixo da superfície do esmalte dos dentes”, explicou o Dr. Xu. “Quando o esmalte dos dentes está desgastado e a dentina fica exposta, consumir alimentos ou bebidas frias ou quentes pode causar uma dor repentina e aguda.”
Os nanomateriais testados neste estudo pré-clínico mostraram-se capazes de bloquear rapidamente os túbulos dentinários expostos, prevenindo a dor desagradável. “Nossa abordagem atua mais rápido e tem uma duração maior em comparação com os tratamentos disponíveis atualmente”, destacou o pesquisador.
A proposta é que os materiais possam ser transformados em uma pasta, permitindo que pessoas com dentes sensíveis apliquem a substância diretamente nos dentes e a massageiem por um a três minutos. O próximo passo, segundo o Dr. Xu, são os ensaios clínicos.
Sensibilidade
A sensibilidade dentária afeta até 74% da população, comprometendo severamente a qualidade de vida e exigindo tratamentos muitas vezes caros. “Se os ensaios clínicos forem bem-sucedidos, esperamos que esse novo método possa ser utilizado em casa, eliminando a necessidade de visitas ao dentista no futuro próximo”, afirmou o Dr. Xu. “Esperamos também que este estudo incentive mais pesquisas utilizando nanotecnologia para resolver problemas dentários.”
A equipe de pesquisa incluiu colaboradores do Instituto Australiano de Bioengenharia e Nanotecnologia (AIBN) da UQ, e os resultados foram publicados na revista ACS Applied Nano Materials.