O fluoreto de diamina de prata (SDF), um líquido de baixo custo originalmente aprovado para o tratamento de sensibilidade dentária, está se destacando como uma alternativa eficaz e acessível para prevenir cáries em programas escolares. A solução demonstrou resultados comparáveis aos selantes dentários, método tradicionalmente usado para proteger os dentes de crianças em idade escolar, segundo um estudo conduzido pela Faculdade de Odontologia da Universidade de Nova York (NYU).
- Estudo revela ligação entre periodontite e doenças graves
- Conheça os livros digitais da Dental Press e fique na vanguarda da Odontologia
Os programas escolares de selantes dentários, recomendados pelos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), têm sido uma importante estratégia para prevenir cáries em crianças que têm dificuldade de acesso a consultas odontológicas. Nesse modelo, profissionais aplicam uma camada protetora nos dentes para impedir a formação de cáries.
O SDF surgiu como uma alternativa promissora. Aplicado diretamente na superfície do dente, o líquido age matando bactérias causadoras de cáries e remineralizando a estrutura dentária, prevenindo o avanço das lesões. Segundo o professor Richard Niederman, da NYU e autor do estudo, “o SDF é mais rápido de aplicar, mais barato que os selantes e pode prevenir e conter cáries, reduzindo a necessidade de tratamentos invasivos, como perfuração e obturação”.
Estudo inédito
A pesquisa, denominada CariedAway, é o maior estudo de prevenção de cáries baseado em escolas realizado nos Estados Unidos. Ela envolveu cerca de 4.100 crianças de escolas primárias em Nova York, sendo que mais de 25% delas apresentavam cáries não tratadas no início do estudo.
As escolas participantes foram designadas aleatoriamente para receber um dos dois tratamentos: selantes tradicionais ou fluoreto de diamina de prata combinado com verniz fluoretado. O SDF foi aplicado por higienistas dentais ou enfermeiras, supervisionados por dentistas. O acompanhamento começou em 2018, com visitas semestrais às escolas, mas foi impactado pela pandemia de COVID-19.
Os resultados, publicados na JAMA Pediatrics, mostram que ambos os tratamentos foram igualmente eficazes ao longo de quatro anos de acompanhamento. Uma única aplicação de SDF ou selantes preveniu 80% das cáries e impediu que 50% das cáries existentes piorassem após dois anos.
Acessível
Dr. Ryan Richard Ruff, professor associado da NYU e autor principal do estudo, destacou o potencial do SDF. “Nosso estudo confirma que o SDF é uma alternativa eficaz e acessível para prevenção de cáries em escolas. Ele não substitui os selantes, mas oferece uma opção adicional para combater a cárie, especialmente em contextos com recursos limitados.”
Tamarinda Barry Godín, coautora do estudo e dentista supervisora do programa CariedAway, reforçou a importância da descoberta. “A maioria das pesquisas até agora mostrou que o SDF pode impedir o avanço de cáries. Nossa pesquisa demonstrou que ele também é eficaz para prevenir o surgimento de novas lesões.”
O modelo de prevenção adotado no estudo já está sendo replicado em três distritos escolares em New Hampshire, com apoio da Northeast Delta Dental. O financiamento da pesquisa foi fornecido pelo Patient-Centered Outcomes Research Institute.
Os resultados do estudo apontam para o potencial do SDF como uma ferramenta transformadora para melhorar a saúde bucal de crianças em comunidades de baixa renda, oferecendo uma solução prática, acessível e eficaz para o combate à cárie.