José Ricardo Muniz Ferreira, cirurgião-dentista, pesquisador e doutor em Ciências de Materiais, formado pela UFES (Universidade Federal do Espírito Santo), quer levar células-tronco, presentes na polpa do dente, para o espaço ainda este ano. O objetivo do pesquisador é aprimorar o tratamento de pacientes que sofrem de doenças degenerativas.
- Startup usa IA para dar a voz a pessoas com problema de fala
- Conheça o curso de especialização em Endodontia da Dental Press
Segundo o pesquisador, a previsão é que células-tronco, extraídas do periósteo do palato e da polpa de dentes de leite, sejam enviadas ao espaço por meio de um foguete ainda no primeiro semestre deste ano. O transporte dessas células será realizado em garrafas especialmente designadas, em um box que funciona como um “minilaboratório”.
O pesquisador destaca a importância dessas células-tronco no enfrentamento de doenças degenerativas, explicando que o processo de produção envolve o uso de insumos químicos que estimulam as células a se multiplicarem, diferenciarem-se e desempenharem funções específicas no tratamento. A terapia celular, segundo ele, visa auxiliar profissionais de saúde no combate a doenças consideradas incuráveis ou tratadas apenas de maneira paliativa.
“As células-tronco que são os produtos de terapia para o enfrentamento de doenças degenerativas e a produção envolve o uso de insumos químicos que vão estimular a célula a se multiplicar, a se diferenciar e cumprir a função que a gente espera para aquele tratamento”, explicou ao G1.
Além disso, a pesquisa desenvolvida pela startup de José Ricardo, no Brasil – a R-Crio -, conta com parcerias significativas com instituições renomadas, como a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). O foco dessas colaborações é o desenvolvimento de medicamentos voltados para a regeneração de tecidos, como córnea e osso, além do tratamento de dores articulares.
Para realizar esse projeto ambicioso de enviar células-tronco ao espaço, a empresa do pesquisador conta com uma base localizada no Kennedy Space Center, na Flórida. O centro é reconhecido como principal para lançamentos espaciais, conforme descrito no site da NASA, a agência espacial americana.
O local não apenas serve como ponto de partida para exploração espacial, mas também abriga instalações que pesquisam e desenvolvem soluções inovadoras para viabilizar atividades governamentais e comerciais em outros corpos celestes do nosso sistema solar, incluindo a lua.