A startup holandesa de IA Whispp está usando tecnologia de voz assistida para converter a fala diminuída por doenças em uma voz clara e natural. A ferramenta pode ajudar pessoas com problemas como gagueira, cânceres orais e de garganta, paralisia das cordas vocais e esclerose lateral amiotrófica.
- Açúcar e tempo de tela podem aumentar o bruxismo em crianças
- Fique por dentro das pesquisas científicas com o Dental GO
A startup, com sede em Eindhoven, acaba de garantir uma rodada de financiamento semente de 750 mil euros liderada pela LUMO Labs. Os recursos serão usados para lançar a tecnologia de voz assistiva da Whispp e sua primeira aplicação de chamadas pagas e por assinatura.
A empresa também utilizará os fundos para se expandir para os mercados europeu e norte-americano. Além disso, a Whispp é uma das homenageadas do CES 2024 Innovation Award deste ano.
Como funciona a tecnologia
A tecnologia proprietária da Whispp usa gravações da “velha” voz saudável de uma pessoa para transformar sua fala afetada em tempo real em uma voz clara. Isso é então modificado com a entonação, modulação e emoção pretendidas.
Essa abordagem baseada em áudio para áudio elimina a latência típica de 2 a 3 segundos para tecnologias de conversão de texto em fala, o que pode criar barreiras e interromper a comunicação. A tecnologia também se baseia no fato de que, para vários distúrbios da voz e da fala, é útil direcionar deliberadamente a voz para o sussurro, devido a alterações neurológicas no sistema de fala.
O sonho da Whispp
“Nosso grande sonho ousado é ter a tecnologia de voz assistiva da Whispp disponível em todos os smartphones e laptops do mundo para criar um mundo mais inclusivo”, disse o fundador e CEO da Whispp, Joris Castermans.
Castermans, que gaguejou quando criança, fundou a Whispp junto com Akash Raj, que é CTO da empresa, em 2019. O financiamento mais recente segue uma rodada pré-seed de 2022 liderada pela Libertatis Ergo Holding B.V., uma subsidiária independente e de propriedade integral da Universidade de Leiden, que também participou da rodada seed.
O impacto da tecnologia
A tecnologia da Whispp tem o potencial de impactar positivamente a vida de milhões de pessoas em todo o mundo.
Para pessoas com problemas de fala, a tecnologia pode restaurar sua capacidade de se comunicar de forma clara e natural. Isso pode melhorar sua qualidade de vida em vários aspectos, incluindo sua saúde mental, relacionamentos e oportunidades profissionais.
A tecnologia também pode contribuir para a diversidade, equidade e inclusão. Ao permitir que as pessoas com problemas de fala sejam ouvidas, ela pode ajudar a quebrar barreiras e criar uma sociedade mais inclusiva.