A DPJO (Dental Press Journal of Orthodontics) alcançou crescimento de 20% no CiteScore da base de dados Scopus para o ano de 2024, passando de 2,0 para 2,4 na métrica utilizada pela Elsevier, na comparação entre maio de um ano e de outro. O periódico avançou mais uma colocação no ranking da Scopus, na área de Ortodontia, ocupando, agora, a 14ª posição. Em 2023, a revista teve 440 citações, a partir de 224 documentos. No ano passado, o número saltou para 529 citações, dividas em 217 documentos.
- Brasil passa de 800 mil inscritos em Conselho de Odontologia
- Assine o Dental GO e tenha acesso a todas as revistas da Dental Press
O CiteScore é uma medida que reflete o número médio anual de citações de artigos recentes publicados em cada revista acadêmica. É uma métrica que fornece percepções transparentes sobre o impacto das citações de periódicos. Desenvolvido pela equipe do International Center for the Study of Research (ICSR), o CiteScore oferece uma avaliação mais justa e abrangente das contribuições baseadas em pesquisa de um periódico.
O crescimento do CiteScore representa não apenas um aumento na relevância dos estudos publicados, mas também fortalece o prestígio do Brasil no meio acadêmico odontológico. Esse avanço destaca o compromisso contínuo com a inovação, pesquisa e desenvolvimento científico na área da Ortodontia, através da pesquisa e das publicações acadêmicas, enaltecidas pelos mais altos padrões da ciência.
Dental Press Journal of Orthodontics
Lançada inicialmente como Revista Dental Press de Ortodontia e Ortopedia Facial, o periódico teve seu nome atualizado em 2010, ocasião em que passou a compor também a base de dados da Scopus. A revista é a mais antiga ainda em atividade da Dental Press, tendo sido lançada em 1996. Conta hoje com 160 edições publicadas no decorrer desses 25 anos de publicação, somando mais de 1200 artigos publicados. Atualmente, Matheus Pithon é o editor-chefe do periódico.
A publicação é feita de forma bimestral e ininterrupta desde seu lançamento e a DPJO é o único periódico Open Access de uma editora privada do Brasil, utilizando rigorosos critérios de revisão para publicação, como revisão por pares em duplo-cego. Autores de todo o mundo têm a oportunidade de fazer a publicação de artigos de forma gratuita – na contramão da prática de outras editoras.
Todos os volumes da DPJO estão disponíveis no DentalGO. É possível consultar os artigos em PDF, desde 2010, em três idiomas – a depender da edição -, português, inglês e espanhol. Pelo aplicativo do Dental GO, a partir da leitura em html, é possível usar os recursos de tradução do Google, para ler o conteúdo na língua que lhe for mais conveniente. Você pode assinar a Dental Press Journal of Orthodontics aqui.
GO Talks
Além de ler os artigos, os usuários das plataformas da Dental Press têm a oportunidade de ouvir discussões sobre os artigos com o GO Talks – uma ferramenta de vanguarda, inovadora e exclusiva da Dental Press. Semanalmente, diversos artigos são remodelados no formato de debate em áudio, entre dois apresentadores de IA (Inteligência Artificial) que foram treinados para abordar os principais tópicos de cada artigo, em uma experiência única aos leitores, ouvintes e usuários do Dental GO.
Todos os materiais colocados no ar são revisados por profissionais gabaritados da Ortodontia, garantindo o bom desenvolvimento do debate, bem como a veracidade das informações. O GO Talks já está disponível em alguns dos artigos da DPJO e dos outros seis periódicos que são editados pela Dental Press. Você pode ouvir o GO Talks no Spotify (episódios selecionados) ou no Dental GO.