A Semana Nacional de Prevenção ao Câncer Bucal é realizada entre os 1º e 7 de novembro, com ações de conscientização em todo o Brasil. A semana visa promover cuidados de prevenção, mutirões de diagnóstico e ações de cirurgiões dentistas com pacientes, para precaver a doença.
Segundo o Inca (Instituto Nacional de Câncer), o câncer de boca figura entre os mais comuns no Brasil, sendo o quinto maior diagnóstico da doença no país. A incidência da doença é prevalente em homens, na faixa-etária de 40 anos. Há fatores externos de risco, que podem colaborar com a doença. Segundo o instituto, pessoas que fumam e consomem álcool em excesso e têm maior exposição ao sol, são pacientes de maior risco.
Com isso em vista, as campanhas de prevenção ao câncer de boca, focam em alertar sobre os perigos do tabagismo, orientando a população para que não fumem e tenham o consumo moderado de bebidas alcoólicas. Além disso, a higiene bucal é essencial para evitar esse tipo de câncer. Alimentação balanceada é, também, uma boa forma de prevenir a doença.
Câncer de boca
O câncer de boca é um tumor maligno e alguns dos sinais da doença estão no comprometimento – ou feridas – que afetam lábios, algumas estruturas da boca, como gengiva, bochecha, o céu da boca e a língua, sobretudo nas bordas e na parte inferior.
Como seu estágio inicial é silencioso, recomenda-se consultar um Cirurgião-Dentista a cada seis meses para avaliação e prevenção, para que não haja diagnóstico tardio. É preciso, também, estar em alerta com feridas nos lábios e na boca, que não cicatrizam por mais de 15 dias, com manchas ou placas vermelhas e esbranquiçadas e sangramentos sem causa conhecida.