O salário médio de um cirurgião-dentista é de R$ 3.918,75. Isso é o que aponta o estudo realizado pelo IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada). Apesar do valor, a cifra coloca a odontologia entre as 10 carreiras mais bem remuneradas do país. A pesquisa pondera ainda que a profissão está em ascensão não apenas como o ofício dos cuidados bucais, mas também na remuneração, que cresceu, em relação as últimas pesquisas.
Segundo o Conselho Federal de Odontologia (CFO), o Brasil conta atualmente com mais de 330 mil cirurgiões-dentistas em todo o território nacional, e mais de 120 mil deles possuem especializações em diversas áreas da Odontologia. Essa ampla presença de profissionais especializados atende à crescente demanda da população por serviços odontológicos de qualidade.
O mercado odontológico brasileiro está em constante expansão e evolução. Novas tecnologias e mudanças nas leis e condutas regulamentadoras do setor têm impulsionado a profissão. O país oferece um campo aberto para profissionais recém-formados e experientes que buscam oportunidades no setor.
A graduação em Odontologia tem atraído cada vez mais estudantes, impulsionados pela promessa de um mercado de trabalho em crescimento. Além disso, a pós-graduação se apresenta como uma valiosa ferramenta para os profissionais que desejam aprimorar suas habilidades e conhecimentos, desde o diagnóstico até as orientações pós-procedimentos, garantindo práticas seguras e eficazes.
Atualmente, os profissionais têm diversas opções de aperfeiçoamento na área, com especializações em Dentística, Harmonização Orofacial, Ortodontia, Endodontia, entre outras, que atendem às diferentes necessidades dos profissionais em relação ao mercado de trabalho e às demandas dos pacientes.
A Odontologia no Brasil é, sem dúvida, uma carreira promissora, e os profissionais têm à disposição inúmeras oportunidades de crescimento, especialização e sucesso. O mercado odontológico continua a se expandir e a se reinventar, oferecendo um futuro brilhante para aqueles que escolhem essa profissão.
Especialização
Estudos publicados em diferentes instituições de ensino apontam que cursos de especialização, em qualquer área que seja, pode acarretar aumento no rendimento dos profissionais. A atualização constante a partir de congressos e cursos de maneira geral, otimizam os resultados do profissional, gerando mais recursos financeiros.
A Dental Press, por exemplo, oferece seis cursos de especialização: em Ortodontia, Dentística, Prótese, Harmonização Orofacial, Endodontia e Implantodontia. Além disso, a empresa oferece quatro modalidades de curso: imersão, especialização, aperfeiçoamento e excelência, que se enquadram em diferentes perfis profissionais, no intuito de otimizar o desempenho clínico do aluno, conforme as próprias demandas.