PUBLIEDITORIAL – Empresa quer ficar cada vez mais próxima dos dentistas, oferecendo uma solução prática e segura de alinhadores nos consultórios
Uma história que começou em 2018, e encontrou uma mudança de chave que revolucionou o modelo de negócios. A SouSmile, empresa focada em tratamento ortodôntico com alinhadores, quer estar nos próximos cinco anos cada vez mais consolidada nas clínicas odontológicas do Brasil. Essa é a expectativa de Natália Lombardo, sócia e Head de Ortodontia da empresa.
Com mais de 15 anos de experiência em ortodontia digital, ela é responsável pela área de planejamento ortodôntico e inovação tecnológica dos alinhadores. Em 2020, a SouSmile possuía apenas clínicas próprias e atendia cerca de 800 pacientes. No entanto, já era notável uma necessidade de chegar mais longe, e introduzir o alinhador em consultórios já existentes. Depois de aprimorar protocolos de atendimento e se consolidar no mercado ortodôntico, a marca lançou o modelo de parcerias com dentistas, diferenciado e cheio de benefícios.
Desde então, os números só crescem: a SouSmile atingiu mais de 2000 dentistas credenciados e teve 250 mil pacientes avaliados até junho de 2024, tornando-se a maior marca nacional de alinhadores – além de levar a maior nota de satisfação entre marcas de alinhadores no ReclameAqui. A SouSmile tem como compromisso oferecer um tratamento mais acessível para o paciente com um atendimento de excelência, junto com a rede de parceiros.
O tratamento é vendido diretamente para o paciente, o que faz com que a marca seja a responsável pelo pagamento e assuma todos os riscos de inadimplência. O dentista parceiro é remunerado por cada caso vendido. “O profissional se credencia à SouSmile e recebe por caso vendido, ao invés de ter que comprar o alinhador e revender ao paciente”, explica Natália. O parceiro também pode contar com todas as formas de pagamento que a SouSmile disponibiliza aos pacientes.
A empresa tem uma equipe interna de ortodontistas que auxilia parceiros que estejam com algum tipo de dificuldade, o SouConnect. Esses profissionais, segundo a SouSmile, estão prontos para ajudar o dentista parceiro desde o diagnóstico, até o acompanhamento e conclusão do caso do paciente, e ficam sempre à disposição. A marca usa a tecnologia proprietária Ultrasmile, com material padrão ouro nos alinhadores, o poliuretano FLX de três camadas – mais transparente, confortável e eficiente do que o Pet-g plástico convencional.
“Nossos pacientes têm visitas presenciais programadas a cada 90 dias, no mínimo, que é quando fazemos a entrega das placas. A cada 45 dias, o paciente pode consultar um dos nossos dentistas de forma remota e ser reencaminhado a qualquer momento para o parceiro, caso haja algum problema. O paciente está sempre assistido ou pelos profissionais da SouSmile, ou pelo dentista parceiro, onde iniciou o tratamento”, ressaltou Natália.
Os prontuários são atualizados de forma digital, com acesso do parceiro e da equipe da SouSmile. O tratamento só é iniciado, segundo Natália, após o envio de toda a documentação técnica do paciente, para garantir que todas as partes estejam cientes desse prontuário. O paciente passa por quatro etapas principais: avaliação presencial, planejamento digital, uso do alinhador e placa de contenção.
Para os dentistas, a jornada é simples: é necessário fazer o cadastro na SouSmile e passar pelo credenciamento da marca. Além disso, eles possuem o programa de educação continuada SouAcademy, com mentorias e treinamentos constantes a fim de aprimorar a carreira dos profissionais da rede.
O credenciamento é um dos diferenciais da SouSmile: são dois dias de treinamento presencial em São Paulo, com aulas exclusivas de ortodontia digital e biomecânica com alinhadores, marketing e vendas e os processos do paciente. Os dentistas também fazem um tour na fábrica de alinhadores da marca.
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