Doenças inflamatórias intestinais costumam coexistir com doenças periodontais, e isso não é novidade no mundo da periodontia. Porém, muitas perguntas permanecem, como por exemplo, como a saúde bucal é afetada por doenças inflamatórias intestinais? De que forma a boca afeta o intestino?
Com essas questões em mente, pesquisadores dinamarqueses exploram essas correlações em duas publicações sobre o tema, nas revistas Inflammatory Bowel Diseases e Journal of Clinical Periodontology.
“O estudo mostra que pacientes com DII tem mais periodontites e menos dentes, quando comparado com pessoas que sem problemas de saúde intestinal. Percebemos também que pacientes com DII e periodontite tem a doença intestinal agravada e mais ativa em comparação àqueles com boa saúde bucal”, afirma Andreas Stavropoulos, professor e diretor odontológico sênior da Faculty of Odontology e um dos pesquisadores por trás do estudo.
Na pesquisa, cerca de 1.100 pacientes responderam questões em um questionário online sobre suas condições. Cerca de metade dos participantes tinham doença de Crohn, e a outra metade, colite ulcerativa. Participaram também 3.400 pessoas sem DIIs que foram aleatoriamente selecionadas, porém que partilhavam de alguns critérios com os participantes com DIIs.
“A investigação não apenas nos mostrou que pacientes com doenças intestinais tinham uma saúde bucal inferior àqueles sem DII, mas também que a saúde oral dos participantes com doença de Crohn era a mais afetada. Eles tem uma maior perda de dentes se comparado com pacientes com colite ulcerativa”, diz a palestrante e diretora odontológica sênior Kristina Bertl.
Em contato com a associação de pessoas com doença de Crohn e colite ulcerativa na Dinamarca, ficou claro aos pesquisadores que muitos pacientes tinham problemas dentários recorrentes, além de infecções e úlceras na boca. Ao mesmo tempo, acreditam que esse assunto é pouco abordado durante as consultas.
A periodontite inicialmente causa sintomas relativamente leves, como sangramento nas gengivas ao escovar os dentes, mas pode levar à perda do dente se não for tratada a tempo. “Igualmente importante, pode ser que o tratamento da periodontite tenha um impacto positivo no tratamento da DII”, conclui Stavropoulos.