Mestrado profissional “Ciência e Tecnologia Aplicada à Odontologia” está disponível no ICT/Unesp de São José dos Campos (SP).
O ICT (Instituto de Ciência e Tecnologia) da Unesp (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho), campus de São José dos Campos, busca no mestrado profissional “Ciência e Tecnologia Aplicada à Odontologia”, uma forma de oferecer um curso interdisciplinar e transversal, no intuito de se valer de diferentes áreas do conhecimento, para oferecer à indústria profissionais com visão ampla e geral de problemas práticos.
O profissional formado no Mestrado Profissionalizante do ICT/UNESP será reconhecido como Mestre na área de concentração Inovação Tecnológica Multidisciplinar com ênfase em Odontologia adquirindo competências, embasadas cientificamente. Entre as habilidades adquiridas no curso, estão o gerenciamento dos serviços de saúde bucal; produção e disseminação o saber; proposição de soluções efetivas para os problemas identificados; gerenciamento e/ou realização de tratamentos; entre outros.
“Nossa ideia é promover um curso com enfoque mais transversal. Não especificamente ou tecnicamente na área de odontologia, mas, sim, na saúde. A Capes sempre defendeu o conceito de educação continuada e essa é a ideia desse mestrado profissional. O curso já está recomendado em nota 4, uma boa avaliação. A ideia é fazer com que os mestrandos fiquem mais próximos do setor produtivo e profissional, para solucionar problemas práticos do dia a dia”, destacou Estevão T. Kimpara, professor titular do departamento de Materiais Odontológicos e Prótese, do ICT de São José dos Campos.
O curso tem duração de dois anos, como o mestrado acadêmico, mas, no decorrer do curso, os alunos terão que fazer estágios em empresas e indústria. A ideia é fazer uma média de 4 horas de estágio por semana. Com o contato mais assíduo com o setor produtivo, a ideia é que o aluno desenvolva a habilidade de identificar e solucionar problemas na cadeia de produção de sua respectiva área e da indústria onde faz o estágio.
Conheça as disciplinas do Mestrado Profissional “Ciência e Tecnologia aplicada à Odontologia”:
- Abordagem Multidisciplinar das Necessidades Odontológicas
- Avanços em Periodontia
- Biodinâmica do Desenvolvimento Embrionário
- Bioengenharia Aplicada a Pessoas com Necessidades Especiais (BAPE)
- Bioestatística
- Bioética
- Ergonomia, Biossegurança e Sistema de trabalho
- Fundamentos de Didática e Tecnologia Educacional
- Inovações e Atualizações Técnicas e de Biomateriais nos Processos Biológicos de Reparação Tecidual
- Inovações em Biomateriais
- Inovações em Clínica Infantil
- Inovações em Endodontia
- Inovações em Reabilitação Oral
- Inovações na Osseointegração
- Introdução à Modelagem e Simulação Computacional
- Metodologia Científica e Produção Intelectual
- Metodologias Inovadoras de Ensino
- Processamento Digital de Imagens Médicas
- Propriedades Antimicrobianas dos Biomateriais à Luz da Ciência dos Materiais
- Propriedades Físicas e Químicas dos Biomateriais
- Prototipagem, Engenharia e Saúde
- Reações teciduais frente às agressões
- Saúde Coletiva, Epidemiologia e Políticas Públicas em Saúde
- Saúde Humana e Meio Ambiente
- Técnicas e Inovações para Atendimento de Pacientes
- Tendências nas Inovações em Cirurgias Orais
- Tratamentos de Superfícies em Materiais Metálicos Aplicados à Odontologia
Inscrições para o mestrado nessa modalidade devem ser feitos através do site do ICT de São José dos Campos. Você encontra o regulamento, aqui. Mais informações como o Corpo Docente, as atividades que são ministradas, áreas de concentração e linhas de pesquisa, você pode encontrar aqui.