As DTMs (Disfunções Temporomandibulares) constituem uma série de distúrbios muscoloesqueléticos que estão relacionados ao sistema mastigatório e uma série de diferentes sintomas. Entre eles, o mais comum é a dor nas ATMs (Articulações Temporomandibulares), que são agravadas pelo movimento de músculos mastigatórios e nas ATMs que intensifica o movimento mandibular e função estomatognática.
Entre os dias 10 e 13 de junho, a Dental Press estreou o primeiro módulo do Excelência em DTM – um programa de educação continuada voltado a especialistas da área. Esse é o 4º curso da modalidade que já conta com cursos na área de Ortodontia, Estética e Implantodontia. O primeiro módulo trouxe nomes importantes no estudo de Disfunção Temporomandibulares.
Coordenado pelos professores Bruno Furquim, Rafael Silva e Paulo Conti, o curso teve o cuidado de selecionar alguns dos principais expoentes na área para o corpo docente. Os temas das aulas ministradas trouxeram desde os principais tópicos que estão sendo discutidos nos meios acadêmicos, até os mais modernos manejos clínicos da DTM.
> Saiba mais sobre o Excelência em DTM
> Veja bibliografia relacionada ao tema
> Tenha acesso a uma série de artigos sobre o tema
“Eu sou de Curitiba e essa é a primeira vez que faço um curso na Dental Press. Fico extremamente satisfeita e muito feliz de ver a estrutura de Maringá – principalmente com a ideia de montar um curso de Excelência em Disfunção Temporomandibular. Parabéns a organização do curso, parabéns pela seleção de temas que foram escolhidos e parabéns ao corpo docente que ministrou aulas impressionantes”, disse a cirurgiã bucomaxilofacial, Luciana Signorini, aluna do primeiro curso dessa modalidade em DTM na Dental Press.
No primeiro módulo, os professores Lucas Cardinal, Liete Zwir, Eudardo Januzzi e Ricardo Tesch ministraram, respectivamente, os temas “Diagnóstico por Imagem das Articulações Temporoandibulares”, “Artrite e Doença Reumática Subclínica”, “Viscossuplementação” e “Reabsorção Condilar Pós-Cirúrgica e Protocolos Preventivos”.
“Essa organização do curso de Excelência da Dental Press é muito pertinente e inteligente, porque ela divide as DTMs em abordagem de diagnósticos e terapêuticas de DTMs, em articulares – esses é o módulo que a gente está –, e em musculares”, destacou o professor Ricardo Tesch, que encerrou o módulo falando sobre as alterações degenerativas da articulação temporomandibular.
Veja algumas fotos do primeiro módulo do Excelência em DTM: