Dental Press Portal

Excelência em DTM debate os principais métodos de tratamento da área

As DTMs (Disfunções Temporomandibulares) constituem uma série de distúrbios muscoloesqueléticos que estão relacionados ao sistema mastigatório e uma série de diferentes sintomas. Entre eles, o mais comum é a dor nas ATMs (Articulações Temporomandibulares), que são agravadas pelo movimento de músculos mastigatórios e nas ATMs que intensifica o movimento mandibular e função estomatognática.

Entre os dias 10 e 13 de junho, a Dental Press estreou o primeiro módulo do Excelência em DTM – um programa de educação continuada voltado a especialistas da área. Esse é o 4º curso da modalidade que já conta com cursos na área de Ortodontia, Estética e Implantodontia.  O primeiro módulo trouxe nomes importantes no estudo de Disfunção Temporomandibulares.

Coordenado pelos professores Bruno Furquim, Rafael Silva e Paulo Conti, o curso teve o cuidado de selecionar alguns dos principais expoentes na área para o corpo docente. Os temas das aulas ministradas trouxeram desde os principais tópicos que estão sendo discutidos nos meios acadêmicos, até os mais modernos manejos clínicos da DTM.

> Saiba mais sobre o Excelência em DTM

> Veja bibliografia relacionada ao tema 

> Tenha acesso a uma série de artigos sobre o tema

“Eu sou de Curitiba e essa é a primeira vez que faço um curso na Dental Press. Fico extremamente satisfeita e muito feliz de ver a estrutura de Maringá – principalmente com a ideia de montar um curso de Excelência em Disfunção Temporomandibular. Parabéns a organização do curso, parabéns pela seleção de temas que foram escolhidos e parabéns ao corpo docente que ministrou aulas impressionantes”, disse a cirurgiã bucomaxilofacial, Luciana Signorini, aluna do primeiro curso dessa modalidade em DTM na Dental Press.

No primeiro módulo, os professores Lucas Cardinal, Liete Zwir, Eudardo Januzzi e Ricardo Tesch ministraram, respectivamente, os temas “Diagnóstico por Imagem das Articulações Temporoandibulares”, “Artrite e Doença Reumática Subclínica”, “Viscossuplementação” e “Reabsorção Condilar Pós-Cirúrgica e Protocolos Preventivos”.

“Essa organização do curso de Excelência da Dental Press é muito pertinente e inteligente, porque ela divide as DTMs em abordagem de diagnósticos e terapêuticas de DTMs, em articulares – esses é o módulo que a gente está –, e em musculares”, destacou o professor Ricardo Tesch, que encerrou o módulo falando sobre as alterações degenerativas da articulação temporomandibular.

 

Veja algumas fotos do primeiro módulo do Excelência em DTM:

Professore Liete Zwir ministrando aula

 

Professora Liete Zwir

 

Professor Lucas Cardinal

 

Professor Lucas Cardinal ministrando aula

 

Professor Eduardo Januzzi ministrando sua aula

 

Professor Eduardo Januzzi

 

Professor Ricardo Tesch
Professor Ricardo Tesch ministrando aula
Sair da versão mobile