Um estudo realizado pelo Oral Health Workforce Research Center, vinculado ao Center for Health Workforce Studies da University at Albany’s College of Integrated Health Sciences, revelou que a saúde bucal pode desempenhar um papel essencial na prevenção de complicações durante a gravidez. A pesquisa foi destaque na capa do Journal of the American Dental Association.
- Dental Press recebe evento de apresentação do Laser Gemini Ultradent
- Já ouviu o GO Talks? Está de graça no Dental GO! Aproveite
Os pesquisadores analisaram dados do Pregnancy Risk Assessment Monitoring System (PRAMS), um repositório mantido pelos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), entre os anos de 2016 e 2020. Os resultados indicaram disparidades significativas em relação ao diabete gestacional e aos transtornos hipertensivos, sendo que mulheres de baixa renda e pertencentes a minorias apresentaram maior probabilidade de desenvolver essas condições.
De acordo com o estudo, a falta de cuidados preventivos regulares de saúde bucal e o adiamento do tratamento odontológico durante a gravidez aumentam os riscos de doenças bucais, como a doença periodontal. Essa condição tem sido associada ao desenvolvimento de diabete gestacional e distúrbios hipertensivos.
Por outro lado, as gestantes que receberam atendimento odontológico preventivo ou procuraram um dentista para tratar problemas bucais durante a gravidez apresentaram menor risco de desenvolver essas complicações.
“Nossas pesquisas reforçam a conexão entre a saúde bucal e a saúde geral”, afirmou a Dra. Simona Surdu, diretora de projetos do Center for Health Workforce Studies.
Segundo ela, a integração da educação e dos serviços odontológicos nos cuidados maternos, aliada à expansão da força de trabalho em saúde bucal por meio de treinamento, melhor distribuição e colaboração interprofissional com profissionais de pré-natal, pode ampliar o acesso a serviços odontológicos para gestantes, especialmente aquelas em situação de vulnerabilidade. Isso ajudaria a reduzir os riscos de diabetes gestacional e doenças hipertensivas durante a gravidez.