A odontologia brasileira está sob holofotes mundiais. Das cinco melhores universidades da área no mundo, três são brasileiras. A USP (Universidade de São Paulo), Unesp (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho) e Unicamp (Universidade de Campinas), estão entre as referências de ensino e pesquisa no mundo, de acordo com os dados mais recentes do ranking realizado pela CWUR (Center for World University Ranking).
Elas ocupam, respectivamente, a primeira, quarta e quinta colocação do estudo, que leva em consideração as publicações de pesquisas, estrutura e corpo docente. Em geral, o estudo mapeia as produções das mil melhores instituições de ensino do planeta, sem distinção de serem públicas, privadas ou economia mista (fundações). Desde 2016, o levantamento é sediado pelos Emirados Árabes que, inclusive, vem se tornando uma referência na produção tecnológica odontológica.
Junto às três instituições paulistas, universidades tradicionais como Harvard University (Estados Unidos) e University of Bern (Suíça). USP, Unesp e Unicamp, estão ainda mais bem colocadas que a University of Michigan (EUA) e University of Hong Kong.
Os Scores – pontuações – que as universidades brasileiras obtiveram foi de 100 (USP), 91,82 (Unesp) e 89,82 (Unicamp). A nota máxima, obtida pela USP, e uma média de 90, nas outras duas instituições, realçam o compromisso da odontologia brasileira em busca de tratamentos modernos e seguros.
Confira o ranking:
Links de acesso ao ranking de odontologia e CWUR, aqui e aqui.
______________________________________________________________________________________________________________________________________
Brasil no ranking geral
O CWUR faz o estudo e elenca as mil melhores universidades do mundo. Quando saímos do campo odontológico e ampliamos para todas as áreas, o Brasil tem 20 instituições entre as mil mais influentes do mundo, ou seja, cerca de 2%. Todas as universidades são públicas – ou estaduais ou federais. Quem encabeça a lista é, novamente, a USP.
Confira:
- Colocação/ universidade
77º – USP (Universidade de São Paulo)
298º – UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro)
360º – Unicamp (Universidade de Campinas)
372º – Unesp (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho)
398° – UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
406º – UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais)
442° – Unifesp (Universidade Federal de São Paulo)
659º – UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro)
694º – UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina)
709º – UFPR (Universidade Federal do Paraná)
737º – UnB (Universidade de Brasília)
739º – UFV (Universidade Federal de Viçosa)
814º – UFC (Universidade Federal do Ceará)
840º – UFP (Universidade Federal do Pernambuco)
847º – Ufscar (Universidade Federal de São Carlos)
886º – Ufpel (Universidade Federal de Pelotas)
889º – UFF (Universidade Federal Fluminense)
892º – UFG (Universidade Federal de Goiás)
927º – UFSM (Universidade Federal de Santa Maria)
987º – UFB (Universidade Federal da Bahia)
A única instituição brasileira, como se vê no ranking, entre as 100 melhores universidades do mundo, é a Universidade de São Paulo.