
O jornal americano The New York Times, um dos mais importantes periódicos diários do mundo, deu destaque na última semana, para os alinhadores dentais. O foco da reportagem foi a utilização desse tipo de equipamento em crianças – inclusive com dentes de leite.
A reportagem começa com o caso de uma adolescente, Carly Feinstein, que foi direcionada a um ortodontista aos nove anos de idade. Hoje, com 16 anos, a garota conta aliviada ao jornal que estava preocupada com a estética so tratamento e que os alinhadores deixaram-na confortável com o tratamento que já leva 7 anos.
Outro ponto levantado pelo Times foi o aumento do número de pacientes que recorreram aos alinhadores como forma de tratamento. Segundo dados levantados pelo diário junto à Associação Americana de Ortodontistas, os Estados Unidos tinha cerca de 4,3 milhões de pacientes com até 17 anos de idade 2016, número 66% maior ao que era estimado em 1989. Em paralelo, no número de pacientes que utilizam os alinhadores dentais cresceu de 100 mil para 235 mil pessoas entre 2013 e 2017.
> Confira os livros disponíveis sobre esse tema
> Assine uma plataforma com periódicos científicos
> Veja os cursos relacionados à Ortodontia
Em julho passado, a Invisalign lançou um novo produto, o First, que tem como foco crianças com menos de 6 anos de idade, já que muitos ortodontistas aguardam a queda de todos os dentes de leite – o que normalmente ocorre entre os 6 a 12 anos de idade –, para iniciar um tratamento ortodôntico.
“Eu acredito que isso começou quando ortodontistas passaram a utilizar os alinhadores de maneira mais agressiva na prática ortodôntica em adultos. Depois começaram a experimentar em adolescentes”, disse o presidente da Associação Americana de Ortodontistas, Dr. Brent Larson, ao The New York Times, ponderando ainda que há grandes dúvidas do uso de alinhadores por parte da comunidade acadêmica no mundo todo.
A recomendação é que o paciente procure entender todas as opções que estão disponíveis a ele antes de iniciar qualquer tipo de procedimento odontológico, bem como escolher e basear seu tratamento de acordo com estilo de vida que tem preferência.

