O campus da FOB (Faculdade de Odontologia de Bauru) da USP (Universidade de São Paulo) conquistou destaque internacional: 12 de seus professores foram incluídos entre os 2% de cientistas mais influentes do mundo, segundo o ranking anual elaborado pela Universidade Stanford, nos Estados Unidos.
- Aparelho ortodôntico falso vira moda e preocupa entidades
- Conheça os cursos disponíveis na Dental Press
O levantamento, divulgado em setembro, considera o impacto e a relevância da produção científica com base em citações de artigos. A análise abrange 22 grandes áreas do conhecimento e 174 subáreas, tanto em toda a carreira acadêmica dos pesquisadores quanto em um recorte de apenas um ano.
Entre os nomes reconhecidos, estão 12 docentes da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB-USP) e um da Faculdade de Medicina de Bauru (FMBRU-USP).
Confira a lista dos pesquisadores:
Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB-USP):
Marília Buzalaf
Gustavo Garlet
Paulo Conti
Guilherme Janson (in memoriam)
Marco Húngaro Duarte
Estevam Bonfante
Daniela Garib
Karin Neppelenbroek
Alberto Consolaro
Diana Soares
Ana Carolina Magalhães
Rogério Buchaim
Para a diretora da FOB, professora Marília Buzalaf, que também integra o ranking, o reconhecimento internacional está ligado ao impacto de projetos recentes desenvolvidos no campus. Um dos trabalhos coordenados pela docente estuda a formação da chamada película adquirida, uma camada de proteínas que se fixa ao esmalte dos dentes. As informações são do Portal da Cidade Bauru e do G1 Bauru.
Segundo a pesquisadora, a equipe identificou proteínas com alta afinidade pelo mineral presente no esmalte, criando uma barreira protetora contra ácidos e contribuindo para a prevenção da cárie.
A pesquisa já rendeu prêmios nacionais e internacionais. Entre eles, estão menções honrosas no Prêmio Capes de Teses, o Prêmio Colgate de Odontologia Preventiva da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica (SBPqO) e, mais recentemente, o Lemann Research Fund Award 2024, em parceria com a Harvard School of Dental Medicine.