O CFO (Conselho Federal de Odontologia) junto a outras entidades representativas da odontologia, se reuniram junto ao Ministério da Saúde, para debater o piso salarial da categoria, de forma integrada à defesa do SUS (Sistema Único de Saúde). Os representantes foram recebidos pelo chefe da pasta, o ministro Marcelo Queiroga, em seu gabinete.
A reunião foi feita sob interveniência da deputada federal Carla Dickson (União Brasil -RN), que é cirurgiã-dentista e médica. Na ocasião, representantes do Conselho Federal de Medicina também estiveram presentes e em um esforço conjunto reivindicaram os pisos salarias das categorias. Matéria nesse teor já tramita no Senado Federal.
“Ciente das dificuldades, também entendo que o profissional valorizado e ganhando bem estará bem mais motivado para o trabalho, em que no SUS, alcança mais de 70% da população brasileira”, disse o conselheiro do CFO que participou da reunião no MinS, Gláucio Moraes.
Participaram da reunião, além de Moraes, a presidente do CRO-RN (Conselho Regional de Odontologia do Rio Grande do Norte), Jane Nóbrega, o presidente e o tesoureiro do Soern (Sindicato dos Odontologistas do Estado do Rio Grande do Norte), Ivan Tavares e Flávio Calife, o presidente da Federação Interestadual dos Odontologistas (FIO), José Carrijo, o presidente do Sindicato dos Médicos do Rio Grande do Norte (SINMED), Geraldo Ferreira, além de Élio Barreto, representante do Conselho Federal de Medicina.
“Isso representa um grande esforço das entidades representativas de categorias e de classes para entender que, a respeito da questão do piso salarial nacional, teremos um longo caminho a percorrer e que necessitará de um grande empenho de todos, representantes e profissionais/trabalhadores pra que se tenha êxito no que desejamos”, afirmou Ivan Tavares, presidente do SOERN