Julho laranja, você já ouvir falar? Certamente você já ouviu falar das campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul e pode até relacioná-las. Essas campanhas são incentivadas por órgãos públicos, ONGs e demais entidades para auxiliar na promoção de saúde de mulheres e homens anualmente e na prevenção de doenças como o câncer de mama e o câncer de próstata.
A campanha Julho Laranja foi criada para incentivar dentro do campo da odontologia o desenvolvimento saudável da saúde bucal e o tratamento preventivo odontológico em crianças. O Julho Laranja nasceu de uma iniciativa de duas cirurgiãs-dentistas do Distrito Federal, a Drª Cibele Albergaria, odontopediatra e ortodontista e a Drª Patricia Zambonato, ortodontista.
Instituída desde 2018 com o slogan de “cuidados precoces, sorrisos para toda a vida“, a campanha Julho Laranja chegou a ganhar um mascote no ano de 2020, criado pela artista plástica gaúcha Clarissa Motta Nunes. O mascote escolhido tem até nome: é o Julito, uma ave de cor alaranjada que representa o Julho Laranja.
Mas por quê a escolha do mês de julho para essa campanha? De acordo com a Drª Cibele Albergaria, em uma entrevista concedida ao jornal Correio Brasiliense, a escolha do mês de julho para a campanha Julho Laranja está atrelada ao período de férias escolares, momento em que mães, pais e responsáveis têm mais disponibilidade para passar o dia a dia com seus filhos e, consequentemente, podem dar mais atenção à saúde bucal dos pequenos.
Segundo especialistas em ortodontia, o tratamento preventivo ortodôntico realizado em crianças auxilia na saúde bucal para o resto da vida de cada paciente. Quando iniciado ainda na infância, o tratamento se torna mais fácil e até mesmo mais rápido, desde a sua identificação até o momento de manutenção da saúde bucal.
JULHO LARANJA PELO BRASIL
No ano de 2020, foi instituída no Distrito Federal a lei 6.510 que criou a Política de Cuidados Ortodônticos, Preventivos e Interceptivos em Crianças, voltada para o público de 6 a 12 anos de idade, onde essas crianças, estudantes da rede pública de ensino do DF, devem, ao menos uma vez por ano, passar por consulta com um cirurgião-dentistas ou especialista em ortodontia. A campanha Julho Laranja está atrelada aos princípios desta lei.
Em julho de 2021, o Senado Federal foi iluminado com a cor laranja, destacando a importância da campanha Julho Laranja. Outros órgãos públicos como o Palácio do Planalto e o Ministério da Saúde também foram iluminados em homenagem à campanha.