Um novo golpe circula no Estado de São Paulo envolvendo cobranças para regularizar a situação junto ao CRO-SP (Conselho Regional de Odontologia) de São Paulo. Os golpistas entram em contato com os cirurgiões-dentistas e afirmam haver débitos pendentes que devem ser pagos.
“O CRO-SP alerta: caso você receba uma ligação em nome do conselho para cobrança de débitos via cartório e dizendo que o seu CRO será cancelado, por existência de débito, é fraude”, alerta a entidade em anúncio feito em seu site oficial, em mensagem que segue fixada.
Golpes envolvendo entidades representativas já são corriqueiras. No ano passado, diversos conselhos regionais foram alvos de golpes. As mensagens mudam e a forma de abordagem também. Por isso, é importante que o dentista esteja atento e confira nas mídias oficiais de seus respectivos conselhos se há débitos ou cobranças de fato.
Em 2021, por exemplo, o alvo foi CRO de Sergipe. Diversos boletos foram gerados e enviados através de aplicativos de mensagem para dentistas do Estado, argumentando tratar-se dos vencimentos da anuidade de 2022 – o que era falso à ocasião.
“NÃO FORAM GERADOS boletos referentes à anuidade 2022 ainda. E o Sistema Conselhos não realiza o envio de boletos por e-mail sem que tenha havido a solicitação do profissional”, manifestou-se à época os diretores do CRO-SE.
Você pode acompanhar os comunicados oficiais do CRO, aqui.