Ícone do site Dental Press Portal

Estudo aponta durabilidade do canal radicular nos EUA

Um estudo realizado nos Estados Unidos pelo Regenstrief Institute e pela Indiana University School of Dentistry descobriu que os dentes tratados com canal radicular duram cerca de 11 anos. O estudo, publicado no Journal of Dental Research, é o primeiro a analisar dados de consultórios odontológicos comunitários, onde a maioria dos americanos recebe cuidados odontológicos.

Os canais radiculares são um tratamento importante para manter os dentes naturais afetados por doença. O procedimento envolve a remoção da polpa do dente, que é o tecido mole que contém nervos e vasos sanguíneos. O canal radicular é então preenchido com material para selar a área e prevenir infecções.

O estudo analisou dados de mais de 46.000 pacientes que receberam canais radiculares. Os pesquisadores descobriram que o tempo médio de sobrevida de um dente após o tratamento é de 11,1 anos. No entanto, vários fatores podem afetar a longevidade de um dente tratado com canal radicular, incluindo:

Os pesquisadores acreditam que os resultados do estudo podem ajudar os dentistas a fornecer melhores cuidados aos pacientes que precisam de canal radicular. “Essas informações podem ser usadas para informar a prática odontológica e ajudar pacientes e médicos dentistas a tomar melhores decisões de cuidados”, disse o primeiro autor do estudo, Thankam Thyvalikakath, diretor do programa de informática dentária da Escola de Odontologia Regenstrief-IU.

Sair da versão mobile