Ícone do site Dental Press Portal

Trauma dental: laser pode auxiliar no tratamento

O trauma dental é um problema de saúde bucal pública que afeta principalmente crianças e jovens. As quedas são a causa mais comum, mas também podem ocorrer em acidentes esportivos, brigas e agressões. As lesões dentárias traumáticas podem variar de uma simples trinca a um deslocamento total do dente. A avulsão, que é o deslocamento completo do dente do osso, é a lesão mais difícil de tratar.

Até o momento, não há estudos clínicos que comprovem a eficácia do laser de baixa potência no tratamento de lesões dentárias traumáticas. No entanto, estudos científicos têm demonstrado que essa terapia pode ter efeitos benéficos, como analgesia, modulação do processo inflamatório e reparação de tecidos biológicos.

Um estudo realizado pelo Laboratório Especial de Laser em Odontologia (LELO) da Faculdade de Odontologia da USP, em São Paulo, vem investigando o uso do laser de baixa potência no tratamento de lesões dentárias traumáticas.

A pesquisa está sendo realizado por Flávia Monari Belmonte, doutoranda da Faculdade de Odontologia da USP, Patrícia Moreira de Freitas, professora da Faculdade de Odontologia da USP, Luciane Hiramatsu Azevedo, pesquisadora da Faculdade de Odontologia da USP, e Celso Luiz Caldeira, professor titular da Faculdade de Odontologia da USP

“Na realidade, cada trauma tem sua peculiaridade, mas a avulsão é a lesão mais difícil de se tratar, pois o dente sai totalmente do alvéolo (osso), algumas vezes é perdido e, em outras, as pessoas não sabem o que fazer com o próprio dente, que está fora da boca, antes de chegar a um atendimento odontológico”, diz artigo publicado no Jornal da USP.

Os resultados parciais do estudo, que já avaliou mais de 60 pacientes, mostraram que o laser de baixa potência pode reduzir a dor, melhorar o processo inflamatório e promover a remodelação do tecido pulpar.

Após a conclusão do estudo, que deve ocorrer em breve, os pesquisadores esperam que os resultados sejam publicados em uma revista científica de renome.

Se os resultados do estudo forem confirmados, o laser de baixa potência pode se tornar uma nova opção de tratamento para lesões dentárias traumáticas. A terapia é não invasiva, indolor e de baixo custo, o que pode facilitar a adesão dos pacientes.

O que fazer em caso de trauma dental
Em caso de trauma dental, é importante procurar um dentista o mais rápido possível. Se o dente for avulsionado, deve-se recolocá-lo no local o mais rápido possível. Se isso não for possível, o dente deve ser colocado em um recipiente com leite ou soro fisiológico e levado ao dentista.

O tratamento das lesões dentárias traumáticas varia conforme o tipo e a gravidade da lesão. Em alguns casos, pode ser necessário realizar cirurgia.

Reportagem

Sair da versão mobile