Um estudo publicado por pesquisadores da Universidade de Birmingham, na Inglaterra, em dezembro de 2021, associa a periodontite ao possível risco do desenvolvimento de doenças cardíacas e problemas relacionados à saúde mental. O estudo foi realizado com 64.379 pacientes, dentre estes, 60.995 foram diagnosticados com gengivite e 3.384 com periodontite.
Ao analisarem os dados dos mais de 64 mil pacientes abordados neste estudo por cerca de três anos, os pesquisadores traçaram cenários para estabelecer quantos dos pacientes diagnosticados ou não com doença periodontal poderiam desenvolver doenças cardiovasculares (insuficiência cardíaca, AVC), distúrbios cardiometabólicos (pressão alta, diabetes tipo 2), doenças autoimunes (artrite, psoríase) e problemas relacionados à saúde mental (depressão, ansiedade).
Pela pesquisa, o grupo de estudiosos descobriu que os pacientes com histórico de doenças periodontais no começo do estudo estavam mais suscetíveis para receberem o diagnóstico de alguma das condições citadas anteriormente, se comparados aos pacientes analisados que não tinham histórico de doenças periodontais.

O resultado do estudo ainda mostrou dados quantitativos, como o de pacientes com histórico de doenças periodontais, que têm um aumento de 37% no risco de desenvolver problemas relacionados à saúde mental. Já o risco de desenvolver doenças autoimunes foi de 33%, enquanto o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares chegou aos 18% e o risco de desenvolver doenças cardiometabólicas foi de 7%.
Um dado que chamou a atenção nessa pesquisa foi o aumento para o risco do desenvolvimento de diabetes tipo 2, que chegou a 26%, sendo taxado com um nível altíssimo.
Um dos realizadores dessa pesquisa, Dr. Joht Singh Chandan, ressaltou que a falta de saúde oral é extremamente comum, tanto no Reino Unido (local onde o estudo foi realizado), quando no mundo todo e que, com o aumento de problemas relacionados à saúde bucal, há, consequentemente, a redução da qualidade de vida.
O pesquisador ainda destacou que foram encontradas evidências da associação de doenças periodontais com o aumento do risco do desenvolvimento de doenças crônicas.
REFERÊNCIA
University of Birmingham. “Gum disease increases risk of other illness such as mental health and heart conditions, study suggests.” ScienceDaily. ScienceDaily, 20 December 2021. <www.sciencedaily.com/releases/2021/12/211220083114.htm>.