Um novo estudo apresentado no BJS (British Journal of Surgery) aponta que cuidados bucais em períodos de pré-operatório, por um cirurgião-dentista, podem ajudar a reduzir as complicações pós-cirúrgicas de paciente com câncer. A pesquisa analisou 509.179 pessoas que estavam com a doença e, desses, cerca de 16% receberam cuidados bucais no pré-operatório por um dentista.
Dessa forma, dentro de um protocolo, o corpo cirúrgico associado ao dentista verifica a condição bucal do paciente, fornecendo limpeza correta. Constatados problemas na boca, o cirurgião-dentista fornecia todo o tratamento necessário para otimizar os processos de recuperação. “As descobertas podem ajudar a melhorar as estratégias para a prevenção de complicações pós-operatórias”, diz trecho do artigo.
No estudo, 15.724 doentes (3,09%) desenvolveram pneumonia pós-operatória e 1734 (0,34%) morreram nos 30 dias seguintes à cirurgia. Após ajustamentos, os cuidados orais pré-operatórios, por um dentista, foram associados a uma diminuição da pneumonia pós-operatória (3,28% contra 3,76%) e à morte no prazo de 30 dias (0,30% contra 0,42%).