Em 2021, a Revista Clínica de Ortodontia – atualmente chamada de Clinical Orthodontics -, completa 20 anos de existência. A revista surgiu seis anos após o primeiro exemplar publicado da Revista Dental Press de Ortodontia e Ortopedia Facial (Dental Press Journal of Orthodontics). À época, sonho antigo do publisher da editora Laurindo Furquim, o periódico surgiu como uma opção de publicação de casos clínicos.
O lançamento da revista marcou, também, o lançamento da Invisalign no Brasil. Em uma parceria inédita até então, o períodico foi desenvolvido e lançado em parceria entre a gigante americana que chegava ao Brasil, junto à Dental Press. Administrador da Invisalign por 4 anos, Bento Bravo ainda se lembra de todo o processo de formulação do lançamento junto à Dental Press.
“Toda a minha experiência na odontologia veio da 3M. Comecei na empresa – que sempre teve como foco inovocação – nos anos 70 e fiquei cerca de 30 anos. Quando a Invisalign decidiu entrar no mercado brasileiro, tinha apenas 3 anos de existência nos Estados Unidos”, disse o administrador que ficou na empresa por cerca de 20 anos.
Bravo destaca que foi uma ação gigantesca de lançamento da Invisalign no Brasil e que a Revista Clínica de Ortodontia teve um papel importante na logísitca de lançamento da empresa no Brasil. Com o know-how no mercado editorial da Dental Press, todo o projeto foi desenvolvido e impresso. A primeira edição da revista de Ortodontia teve uma grande tiragem e chegou a grande parte dos Ortodontistas do país.
Os alinhadores transparentes, segundo Bento, mais do que uma inovação, eram uma inovação radical. Não se tratava, segundo o administrador de uma simples melhoria de aparelhos que já existiam. O lançamento de uma revista, cujo primeiro número foi gratuito aos profissionais de todo o Brasil, ampliou o alcance do produto do ponto de vista publicitário.
Dental Press e Invisalign
As primeiras trativas entre Dental Press e Invisalign ocorreram depois de indicações de profissionais da FOB (Faculdade de Odontologia de Bauru). Bento visitava diversas instituições de ensino superior para apresentar os prodrutos a formadores de opinião. Ciente de que o tempo de maturação de uma ideia para amparo científico é diferente do tempo de lançamento ele recebeu a indicação de profissionais renomados sobre a Dental Press.
“É difícil no início algum profissional aceitar falar de algo novo, sem o tempo de pesquisa antes. Podee acabar com o prestígio que ele tinha perante aos pares, o que assustava os profissionais tradicionais. Em uma das minhas visitas uma professora me disse que eu precisava vir para Maringá para conhecer a Dental Press. Entrei em contato com o Laurindo, começamos a conversar e ele me disse que tinha o projeto da Revista Clínica”, destacou.
As primeiras conversas foram feitas por telefone. Quando Bento chegou a Maringá e conheceu a Dental Press, ele e Laurindo já começaram a desenvolver os projetos paralelos para o lançamento dos dois produtos para o público de Ortodontistas brasileiros. As duas empresas prosperaram no Brasil.
“Depois que conheci o Laurindo e a Tereza tinha certeza que ia dar certo. Eu ficaria triste se não desse. É difícil conhecer pessoas e ter de cara boa química e confiança. Com meia hora de conversa sabia que o projeto teria que dar certo, porque gostei da Dental Press. Seria muito chato se não chegássemos a um acordo”, destacou Bento.
Com um investimento substancial das duas empresas a Revista Clínica de Ortodontia teve seu primeiro número no Brasil e a Invisalign foi a anunciante principal do períodico. Quase 20 anos depois, as duas empresas seguem crescendo. A invisalign é, cada vez mais uma realidade no tratamento ortodontico e a Revista Clínica de Ortodontia foi internacionalizada e consta como um dos mais importantes periódicos da área por ranking da Scopus.