Dental Press Portal

CFO autoriza publicação de imagens com antes e depois do tratamento

retração gengival
Publicação de antes depois do tratamento são permitidas; transcurso e/ou à realização dos procedimentos somente em publicações científicas.

O CFO (Conselho Federal de Odontologia) autorizou a publicação de imagens de antes e depois dos tratamentos odontológicos. A ação está disposta na resolução número 196/2019, assinada na última terça-feira (29), e já está valendo desde a divulgação oficial do documento.

O uso de imagem se faz viável desde que haja assinatura do TCLE (Termo de Consentimento Livre e Esclarecido) por parte do paciente, concordando com a publicação do conteúdo. O parecer do CFO considera que esse tipo de divulgação é de responsabilidade civil do profissional e se alicerça em natureza contratual junto a outra parte interessada.

“Fica autorizada a divulgação de imagens relativas ao diagnóstico e à conclusão dos tratamentos odontológicos quando realizada por cirurgião-dentista responsável pela execução do procedimento, desde que com autorização prévia do paciente ou de seu representante legal, através de Termo de Consentimento Livre e Esclarecido – TCLE”, diz a resolução assinada pelo presidente da entidade, Juliano do Vale.

Entres as justificativas levantadas pelo órgão destaca-se as mídias sociais, que ganharam grande expressão e repercussão como veículo de divulgação de assuntos e procedimentos odontológicos. Ressalta-se também que, a nova regulamentação pressupõe a obrigatoriedade de constar o nome do profissional e o seu número de inscrição, sendo vedada a divulgação de casos clínicos de autoria de terceiros.

 

Não pode
Apesar do avanço, no que diz respeito a esse tipo de publicação, o CFO restringe algumas ações que ainda não podem ser divulgadas via redes sociais, ou qualquer outro tipo de mídia. São elas:

 

Sair da versão mobile