As três melhores faculdades de odontologia do mundo são brasileiras, públicas e paulistas. Isso é o que aponta o SCImago Institutions Ranking de 2022. A lista se baseia na produtividade das instituições no Scopus e considera diversos indicadores como relevância de pesquisa, inovação e influência social.
A USP (Universidade de São Paulo) ocupa a primeira colocação, seguida por Unesp (Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho) e Unicamp (Universidade de Campinas). As próximas universidades brasileiras a figurarem no ranking são UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) e UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), na 29ª e 30ª colocação, respectivamente.
Confira a lista dos 10 primeiros colocados no ranking
- USP (Brasil)
- Unesp (Brasil)
- Unicamp (Brasil)
- Sichuan University (China)
- University of Michigan, Ann Arbor (EUA)
- Universitat Bern (Suíça)
- The University of Hong Kong (Hong Kong)
- Universitat Zurich (Suíça)
- Harvard University (EUA)
- Seoul National University (Coreia do Sul)
O ranking geral analisou o desempenho de 4.364 instituições de todo o mundo. Quando analisadas as faculdades de odontologia, como área específica, o ranking contou com 605 instituições que fizeram pontuação junto ao Scopus. No ranking geral de universidades, a USP ficou na 23ª colocação, entre as mais importantes do mundo. Em seguida, vem a Unesp na 155ª colocação.
Você pode consultar os parâmetros do ranking e colocação por área neste link.