Dental Press Portal

A história por trás da capa

Capa do último livro de Nelson Mucha

Um dos mais conhecidos ditados populares em português é: “não julgue um livro pela capa”. O imaginário popular, muitas vezes, enaltece o bom trabalho gráfico de uma capa, mas reforça a importância de priorizar o conteúdo da obra. É essencial, portanto, que um bom livro seja acompanhado de um bom trabalho gráfico: boa forma, para que bom conteúdo alcance mais pessoas.

O trabalho de editoração, ao passo de sua complexidade, é um exercício igualmente árduo no ponto de vista da sensibilidade e delicadeza. É preciso entender o peso da obra e o contexto em que ela será lançada. Neste processo, a capa de um livro – o boas-vindas de uma obra -, é sempre alvo de debates e intenso esforço intelectual.

Capa e livro de Nelson Mucha no Dental GO
Acesse: dentalgo.com.br confira a capa e adquira a obra

Durante o 14º Congresso da Abor (Associação Brasileira de Ortodontia e Ortopedia Facial), a editora Dental Press lançou o livro “Ortodontia: Diagnóstico e Orientação de Tratamento”, do saudoso Prof. Dr. Nelson Mucha. A capa do livro chamou a atenção e repercutiu no debate entre os profissionais da Ortodontia. 

“Apesar de já termos começado a trabalhar esse livro ainda em vida do Dr. Nelson Mucha, infelizmente no meio do processo ele faleceu e foi quando percebemos que, além de ser o livro mais completo que ele escreveu, seria um livro póstumo. Com isso, gostaríamos de dedicar a capa à sua brilhante carreira”, destacou Hada Maller, responsável pela diagramação do livro.

Dada a importância, não só do livro, mas do autor, várias opções foram feitas até que se encontrasse a linguagem e a melhor forma de resumir, não só o livro, mas parte de uma trajetória do Prof. Dr. Mucha.

Uma capa, um legado
Publisher e CEO da Dental Press, Bruno Furquim esteve a todo momento junto a equipe de editoração, nas tomadas de decisão. Ele reforça que queria homenagear Nelson Mucha fugindo do óbvio. Por isso sugeriu que uma arte interessante seria de alguns objetos que fossem marcas do professor e que pudessem transmitir uma mensagem. Todos os objetos da capa eram pessoais do professor Mucha.

“Colocamos o óculos dele, que representa o estudo e o conhecimento que tinha sobre a Ortodontia. A caneta remete a qualidade autoral. A personalidade e autoridade que tinha. Já o alicate remete a destreza manual e o fato da Ortodontia estar na mão do ortodontista, a principal peça do tratamento”, destacou Furquim.

Para cumprir com a proposta, era necessário garantir fotos de boa qualidade dos objetos pensados. A missão desses registros ficou a cargo do Prof. Dr. Fabio Guedes que ao lado da Drª. Maria Lucia, esposa de Dr. Mucha, captaram não só os objetos, mas a essência do que era necessário..

“O Dr. Fabio Guedes que fotografou lindamente esses objetos, com a Dra. Maria Lucia, e acreditamos ter sido uma capa que faz uma singela homenagem ao seu legado”, enfatizou Hada.

Sair da versão mobile