Hada Maller, profissional de comunicação, que atua na editoração da Dental Press, é finalista do Prêmio Jabuti 2022. Ela concorre à principal premiação da literatura brasileira com a obra “Ilha dos Sentimentos Perdidos”. A comunicadora concorre na categoria de melhor livro de contos.
A produção do livro, feita de maneira totalmente independente, foi o resultado do trabalho de conclusão de curso da autora, em Comunicação e Multimeios na UEM (Universidade Estadual de Maringá). A lista com os finalistas foi oficialmente divulgada nesta terça-feira (25).
“Eu comecei querendo fazer um trabalho que revertesse de alguma forma para a sociedade. Pensei em algumas minorias que precisavam de atenção e percebi que as pessoas com deficiência tinham pouquíssima representação nas artes, principalmente na literatura. Com base nisso, meu livro é uma ‘proposta de intervenção’ a essa pouca representatividade. A pesquisa foi toda voltada a realidade dos PCDs e o capacitismo que eles sofrem no dia a dia”, destacou a autora.
A obra é resultado de um trabalho intenso de pesquisa. Já que o eixo condutor da obra são os PCD (Pessoas com Deficiência), ela se debruçou em diversos artigos para entender um pouco da realidade dessas pessoas.
“A primeira parte foi de muita pesquisa. Como eu não sou PCD, eu não queria fazer nada que não os fizesse se sentirem contemplados e representados. Li muitos artigos acadêmicos, entrevistei muitas pessoas e também acompanhei vários influencers PCDs nas redes sociais. Depois disso, pensei na parte de realismo fantástico e idealizei o cenário e as personagens, suas virtudes, vontades, fraquezas. Foi um processo longo, mas muito gostoso de saber que está sendo feito da forma certa”, destacou.
O Prêmio
Considerado um dos mais importantes prêmios de literatura do país, o prêmio Jabuti chegou a sua 64ª edição em 2022. Foram selecionados dez finalistas para as vinte categorias eu foram divididas nos eixos da literatura: Não ficção, produção editorial e inovação. O vencedoro do prêmio “Livro do Ano” leva R$ 100 mil para casa. Promovido pela CBL (Câmara Brasileira do Livro), o prêmio Jabuti recebeu mais de 4,2 mil inscrições em sua primeira etapa.
A ideia de inscrever o livro no prêmio Jabuti, segundo Hada, partiu de seu orientador, Prof. Thiago Ramari, e isso ocorreu antes mesmo de qualquer outra pessoa ler o livro.
“Quando chegou a hora fiz a inscrição sem saber muito no que se daria. Eu tento não ter muitas expectativas, porque já é uma honra estar entre os 10 melhores. Sou uma escritora iniciante, então eu entenderia totalmente se eu não chegar a ganhar o prêmio. Mas vamos torcer!”
A segundo lista com os cinco finalistas por categoria será divulgada no dia 8 de novembro de 2022.