Dental Press Portal

Você sabe onde mora a Fada do Dente?

Fada dos Dentes e Denis

A Fada do Dente tem uma missão importante. Acompanhada de seu fiel escudeiro, Denis, ela segue em busca dos famosos dentes de leite mas, agora, com um propósito bastante nobre: ajudar os pesquisadores da Fousp (Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo) a desenvolver pesquisas e curar doenças. Com os novos afazeres, a Fada do Dente não tem mais a disponibilidade de voar de casa em casa para recolher os dentes. Então ela convidou as crianças de todo o Brasil a conhecerem um pouco mais de sua história.

Selos, Wallpappers e até um livro sobre a Fada dos Dentes. Um material gráfico completo disposto em uma plataforma interativa, aberto ao público e completamente gratuito. Essa é a campanha “O Endereço da Fada dos Dentes”, promovida pela Fousp, que está em busca de dentes de leite, para diversas pesquisas com células tronco e tecidos, na tentativa de obter a cura de diversas doenças que acometem diversas pessoas, no mundo todo, todos os anos.

Além da parte lúdica – garantida pelos personagens que “conversam” com as crianças –, “O Endereço da Fada dos Dentes” apresenta vídeos e textos explicando a importância da doação de dentes de leite para o desenvolvimento dos estudos promovidos pela própria universidade.

Cartas para a Fada do Dente

“O dente humano é considerado um órgão. Nós temos a ideia, culturalmente, de que o dente não faz parte do nosso corpo. A partir do momento que temos funções específicas o dente humano é considerado um órgão – tanto o dente de leite, quando o dente permanente. Dessa forma nós temos que entender que o dente deve ser tratado como tal. Nós não podemos simplesmente desprezá-los de qualquer forma em qualquer ambiente”, explicou o coordenador do projeto e professor da Fousp, Dr. José Carlos Imparato.

A universidade já deixa disponível, também, todo o termo de uso que deverá ser assinado pelo responsável da criança que encaminha o dente, bem como o envelope com os endereços, além dos selos postais para o envio do material. O envio é completamente gratuito e a criança tem, ainda, acesso a história ilustrada da Fada dos Dentes – em download gratuito, independentemente, da idade.

Ao todo, a USP tem mais de 10 mil dentes guardados para pesquisa em seu banco, que são utilizados para estudos desde a graduação até análise de células tronco em programas de pós-graduação. Mais informações sobre o projeto, podem ser consultadas junto a Faculdade de Odontologia da USP.

Sair da versão mobile