Ícone do site Dental Press Portal

Vídeo da Odontologia da UEM é premiado

“Consolidando o HumanizaSUS na Clínica Odontológica da UEM: inovação e trabalho coletivo”, foi um dos dez premiados no Concurso Nacional Somos Parte do SUS que Dá Certo.

O vídeo foi produzido pelo curso de Odontologia, em conjunto com o Programa de Pós-Graduação em Odontologia Integrada. Ele retrata a experiência da implementação das diretrizes da Política Nacional de Humanização (PNH): Acolhimento, Clínica Ampliada; Cogestão; Valorização do Trabalho e do Trabalhador do SUS; Ambiência; e Defesa dos Direitos dos Usuários.


Essas dez experiências comporão o vídeo e o catálogo institucional da PNH, a serem produzidos e lançados em 2014, como parte das comemorações dos dez anos da sua implantação. Neste concurso, foram inscritos 284 vídeos e, dentre eles, pré-selecionados 30 finalistas, escolhidos pelos 18 apoiadores da PNH que, de maneira independente, avaliaram experiências de regiões diferentes da sua. Critérios como a criatividade e o potencial para melhorar o acesso e qualidade da atenção à saúde no SUS fizeram parte da avaliação.

Na segunda fase, em Brasília, dez vídeos foram premiados. Haverá ainda uma próxima etapa, a do voto popular na Rede Humaniza SUS, em data a ser definida, na qual, será escolhido o mais votado.

Abaixo, a descrição sobre o trabalho no site da Rede Humaniza SUS: http://www.redehumanizasus.net/node/64028

Resumo da experiência de humanização

Instituição a qual a experiência se refere:

Universidade Estadual de Maringá

Foco da intervenção:

Atenção Básica
Diretrizes da PNH contempladas na experiência:
Ambiência
Cogestão
Defesa dos Direitos dos Usuários
Acolhimento
Valorização do trabalho e do trabalhador do SUS
Clínica Ampliada
Análise crítica da experiência: 

A Clínica do curso de Odontologia da Universidade Estadual de Maringá (UEM), desde sua criação em 1994, vem discutindo e aperfeiçoando suas atividades, de acordo com a proposta pedagógica de um Currículo Integrado que visa a formação de um profissional generalista, voltado às necessidades da população. A pertinência deste enfoque foi realçada pela convergência com as Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Odontologia, estabelecidas em 2002.

Em 2007, as discussões ganharam força com a criação da “Clínica do PSF” que foi denominada, subsequentemente, de Clínica Ampliada em consonância com a Política Nacional de Humanização (PNH), buscando o atendimento integral das necessidades e produção de saúde e autonomia aos indivíduos e comunidade. Estes avanços são frutos de um trabalho coletivo de docentes, agentes universitários e discentes que, entendendo a necessidade de um campo de práticas no qual o futuro profissional pudesse se espelhar, construíram um protocolo de atendimento para as clínicas de graduação. As reuniões semanais, na lógica da educação permanente em saúde, com a problematização das práticas, reflexão e construção coletiva, têm sido a base para todas as mudanças.

Atualmente, esta clínica integra todas as clínicas da graduação e, com a criação do Programa de Pós-Graduação em Odontologia Integrada em 2008, os mestrandos também foram incluídos nas equipes de trabalho para discussão e construção dos projetos terapêuticos singulares. A partir do olhar para as necessidades dos usuários da clínica, outros dispositivos foram discutidos e, aos poucos, implantados: o acolhimento com classificação de risco, a cogestão, a ambiência e a valorização do trabalhador e dos usuários. A concretização dessas ações foi favorecida pela sinergia com as políticas nacionais vigentes como a de Humanização; Promoção da Saúde; Saúde Bucal, também conhecida como Brasil Sorridente; Educação Permanente em Saúde, o Pró-Saúde e o PET-Saúde, dentre outras. Assim, as diretrizes da PNH têm sido norteadoras e impulsionadoras das mudanças requeridas na formação e nas atividades dos futuros profissionais no Curso de Odontologia da UEM e, a partir de um trabalho coletivo, progressivo e dinâmico, tem resultado em maior satisfação ao trabalhador da saúde, usuário do SUS e acadêmico. E o trabalho continua… pois sempre é possível melhorar… no SUS que dá certo!

Sair da versão mobile