Dental Press Portal

Variação do ângulo vertical na radiografia periapical pode auxiliar na resolução de casos, sugere pesquisa

A angulação vertical correta de uma radiografia periapical é de fundamental importância para evitar distorções da imagem obtida. No entanto, em algumas situações especiais, variar a angulação vertical desse tipo de radiografia pode ser muito útil para conseguir visualizar detalhes que não se consegue observar com uma angulação normal. Foi o concluiu uma pesquisa publicada na edição V8N1 da Dental Press Endodontics, realizada por pesquisadores da Faculdade de Odontologia de Bauru, da Universidade de São Paulo (FOB-USP), e da Escola de Odontologia da Universidad Nacional Pedro Henríquez Ureña, de Santo Domingo, Republica Dominicana.Foram consultadas algumas referências, a fim de analisar os benefícios dessa técnica em Endodontia. Verificou-se que a variação do ângulo vertical na radiografía periapical pode ser empregada em diversas situações clínicas na Endodontia, tais como a sobreposição do arco zigomático sobre os ápices dos molares superiores; para visualizar ápices muito finos; em casos de fraturas radiculares transversais; ou para evitar sobreposições das asas dos grampos do isolamento absoluto sobre os ápices dos dentes, durante o tratamento endodôntico. “Pode ser útil, também, para a detecção de obstruções cervicais do canal radicular e pinos intrarradiculares curtos, em dentes portadores de coroas metálicas, onde é difícil sua visualização”, dizem os autores.

Os pesquisadores ressaltam que é importante (e muito útil, frente a algumas situações clínicas) que o dentista conheça esse recurso e saiba quando e como aplicá-lo.  Nessa distorção predefinida, é fundamental lembrar que tal mudança pode determinar o encurtamento ou alongamento das imagens e que a incidência convencional deve, também, ser utilizada, para esclarecer detalhes sobre o dente e a área na qual se está trabalhando.

Gostou deste conteúdo? O artigo completo integra a edição V8N1 da Dental Press Endodontics, revista oficial da Sociedade Brasileira de Endodontia (SBEndo). Clique aqui e saiba como assinar.

Sair da versão mobile