Dental Press Portal

Vale a pena investir em escovas elétricas?

electric toochbrush and traditional toochbrushAs escovas elétricas foram lançadas nos anos 1960. A ideia principal era ajudar os pacientes a evitar problemas recorrentes da má escovação. Nesse sentido, elas seriam mais eficientes em comparação com a escova tradicional.

De acordo com vários estudos, a escova elétrica tem desempenho melhor do que a escova comum. Além disso, foi constatado que placas e gengivites tiveram redução de 5% em três meses de uso do artefato.

Entretanto, estudos recentes mostram que a escovação manual pode ser tão efetiva quando a elétrica, se aplicadas técnicas adequadas.

Todas as escovas elétricas são similares? Existe alguma diferença entre as de oscilação-rotação e ultrassônicas?

Foram necessárias 12 semanas para provar que a escova de oscilação obteve melhores resultados do que sua concorrente. Esse tipo de escova se mostrou muito eficiente na redução de placas e gengivites.

Como cirurgião dentista, você pode utilizar esse fato para recomendar a seus pacientes a escova elétrica com o sistema de oscilação-rotação. De qualquer forma, é preciso enfatizar que a escolha do paciente deve priorizar a escova que lhe pareça mais confortável.

E vale lembrar: é recomendável trocar a escova de dente, de qualquer tipo, a cada três meses para melhores resultados.

Fonte: Dental Time

 

Sair da versão mobile