Dental Press Portal

USP segue sendo a universidade brasileira melhor colocada no CWUR, mas despenca mais de 50 posições

Ranking mede também a relevância do desenvolvimento de pesquisas

A USP (Universidade de São Paulo) segue sendo a universidade brasileira melhor colocada no CWUR (Center for World University Rankings). Apesar disso, a instituição despencou 51 posições no levantamento que elenca as melhores universidades do mundo.

No ranking 2018-2019, a USP ocupava a 77º posição – figurando entre as 100 melhores universidades do mundo. No novo levantamento, válido para o biênio 2019-2020, a universidade passou a ocupar a 128ª colocação. Além da USP, outras 20 instituições brasileiras – em maioria públicas – estão entre as 1.000 melhores do mundo, uma a mais em relação ao último levantamento.

Confira as colocações da USP, nos últimos anos:

O ranking elenca ainda as colocações de instituições por área do conhecimento. Nessa modalidade, o levantamento mais recente, de 2017, colocava o Brasil no topo da docência e pesquisa em odontologia. Das cinco melhores universidades da área no mundo, três eram brasileiras: USP, Unesp (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho) e Unicamp (Universidade de Campinas) – sendo a USP a primeira, Unesp a quarta e Unicamp a quinta.

O CWUR publica o único ranking global de universidades, medindo a qualidade de ensino das instituições, o prestígio dos docentes e a qualidade das pesquisas e publicações, em um levantamento de dados de submissão de artigos científicos e sua relevância no contexto global. Os quatro grandes pilares que alicerçam o rankeamento são:

  1. Qualidade da Educação
  2. Empregabilidade de ex-alunos
  3. Desempenho de pesquisas
  4. Qualidade da Faculdade

Para acessar a metodologia completa do ranking basta acessar este link.

Sair da versão mobile