Ícone do site Dental Press Portal

USP lidera ranking de publicações em DTM, segundo estudo da Journal of Oral Rehabilitation

Excelência em DTM

A USP (Universidade de São Paulo) foi líder mundial no ranking de publicações na área de DTM (Disfunção Temporomandibular). O levantamento doi feito pelo Journal of Oral Rehabilitation, revista que tem fator de impacto de 2.304, no ano passado, através de análises bibliométricas da área, nos últimos 10 anos.

A unversidade foi responsável por quase 6% do total de artigos da área, na última década, com 179 publicações. A universidade é seguida pelas universidades Aarhus (Dinamarca), Amsterdam, Vrije Amsterdam (Holanda) e Malmo (Suécia). O objetivo central do artigo foi identificar quais universidades, países e grupos de pesquisa mais contribuíram com a área no período em questão.

Entre os destaques apontados no estudo, o Prof. Dr. Paulo Conti é citado como centralizador dos estudos na USP, universidade considerada como mais produtiva pela publicação. A metodologia da pesquisa se baseou em palavras-chave relacionadas à DTM em língua inglesa, baseando a coleta de informações sobre o país da publicação, a instituição, os autores e as palavras chave. Segundo o prof. Paulo Conti, a inserção da USP como a mais produtiva é motivo de honra para todos os envolvidos nos grupos de pesquisa.

“As DTM afetam de maneira significativa uma considerável parcela da população mundial, impactando a qualidade de vida e gerando ansiedade e depressão, entre outros. Assim, isso nos coloca em destaque numa área ainda pouco explorada, abrindo uma perspectiva muito grande para a expansão de nossas pesquisas para oferecermos cada vez mais diagnósticos mais corretos e terapias mais eficazes”, disse em entrevista ao Jornal da USP.

“O Brasil é motivo de orgulho e grandes conquistas na área de Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial. O ano passado a Universidade de São Paulo – USP foi líder mundial no ranking de publicações na área de DTM. O Prof. Paulo Conti, grande pesquisador e que tenho muito orgulho de ter sido orientada por ele durante o Doutorado, além de ser a maior autoridade no país, teve destaque como um dos cinco maiores pesquisadores do mundo na área”, disse a orientada de doutorado de Conti, Naila Machado, no Instagram, ao celebrar os dados.

Sair da versão mobile