Dental Press Portal

Hugo Trevisi e Orlando Tanaka ministram no 5º dia do Excelência na Ortodontia

O quinto dia de Excelência na Ortodontia, que ocorreu nesta quinta-feira (8), foi comandado pelos professores Drs. Hugo Trevisi e Orlando Tanaka.

Hugo Trevisi, especialista em Ortodontia, foi o primeiro a ministrar aula, com o tema Técnicas em MBT, filosofia ortodôntica criada por ele junto dos professores Richard McLaughlin e John Bennett.

A aula abordou desde a evolução histórica dos aparelhos pré-ajustados até o sistema MBT. O assunto também destacou a estética facial, com foco na oclusão funcional, apresentando a versatibilidade do sistema MBT e as vantagens dessa técnica ortodôntica. Por fim, foi discutido casos clínicos, típicos e atípicos, com ou sem extração dentária.

“O objetivo é buscar a excelência dentro da ortodontia, procurando o máximo possível finalizar um tratamento com altíssima qualidade e os movimentos funcionais de uma oclusão considerada normal”, afirma Trevisi.

Trevisi foi capa da última edição da Revista Clínica de Ortodontia Dental Press ( v17, n1).  Em entrevista, ele fala sobre a  carreira de 43 anos e como vê a Ortodontia atual e futura.

Renata Trevisi acompanhou o pai no 20º Excelência na Ortodontia (Foto: Angélica Nogaroto/Dental Press)

Na parte da tarde, Orlando Tanaka, doutor em Odontologia, ministrou o tema Canino incluso e Classe II – subdivisão.

Para Tanaka, a subdivisão implica, na maioria dos casos, que há um desvio da linha mediana superior ou inferior, e o foco da aula foi o diagnóstico, pois só a partir disso que é possível decidir-se pelo melhor tratamento. “Não é só ir direto ao tratamento, ou seja colocar bráquetes. O diagnóstico deve ser fundamental em casos de subdivisão. Caso seja diagnosticado incorretamente, certamente a biomecânica será indevida e a finalização estará complicada.”

O segundo assunto abordado por Tanaka foi sobre canino incluso, que exige também diagnóstico adequado. “O termo que eu tenho utilizado é o “ABCDE” da Ortodontia. “A” de aparelho. “B” de bom-senso. “C” de cooperação. “D” de diagnóstico. “E”, no caso de caninos, de evidência científica.”

Tanaka trouxe para os alunos do 20º Excelência na Ortodontia as mais recentes evidências da literatura e casos clínicos de sucesso e insucesso “para talvez, ou com certeza, orientar essa turma”.

“Quando eu venho aqui eu digo que ensino e aprendo. A gente sempre ensina e aprende um pouco!”, afirma Tanaka.

“A gente sempre ensina e aprende um pouco!” – Orlando Tanaka (Foto: Angélica Nogaroto/Dental Press)

Dia das Mulheres

As Mulheres do Excelência na Ortodontia e equipe Dental Press foram homenageadas pela Teresa Furquim, mestre em Dentística, que há quase 30 anos fundou a Dental Press, a maior e mais respeitada editora especializada em Odontologia da América Latina. Ela lembrou a luta pela igualdade entre os gêneros.

 

Sair da versão mobile