Ícone do site Dental Press Portal

Trauma dentário em atividades físicas é tema de pesquisa da UERJ

odontologia do esporte

Qualquer esporte que apresente possibilidade de queda e contato brusco entre os participantes, tais como futebol, basquetebol, handebol, ginástica olímpica, ciclismo, artes marciais, entre outros, o uso do protetor bucal se faz necessário. Desta forma, um grupo de pesquisadores da área de Dentística da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) conduziu uma revisão de literatura para apresentar os possíveis traumas dentários, os danos psicossociais que podem acometer o adolescente lesionado e os benefícios do uso de protetores bucais na prática esportiva. O estudo foi publicado na edição V12N3 de 2015 da Revista Estética Dental Press.

O esporte e o lazer são elementos fundamentais no desenvolvimento de crianças e adolescentes, sendo obrigatória a disciplina de Educação Física nos ensinos fundamental e médio. O traumatismo facial/dental é considerado um problema de saúde pública e sua ocorrência é frequente neste período escolar, podendo causar nos adolescentes danos psicológicos, desvios de comportamento e até constrangimentos devido ao comprometimento estético causado. De acordo com o estudo, mesmo tratados de forma correta esses pacientes podem apresentar sequelas, e para evitar possíveis danos, a prevenção se coloca como a melhor alternativa e a mais eficiente, como o uso do protetor bucal, que protege os elementos dentais.

A pesquisa concluiu que, além de orientar quanto a proteção e prevenção do trauma dental, é preciso guiar e preparar os profissionais envolvidos com o esporte, pois são estes que podem indicar o uso dos protetores, além de serem os responsáveis em executar as primeiras medidas emergenciais após o traumatismo dentário.

Sair da versão mobile