Dental Press Portal

Estudos sugerem não relação entre tratamento ortodôntico e DTM

Pesquisadores Faculdade de Odontologia de Bauru da USP e da Universidade do Sagrado Coração também em Bauru (SP) concluíram em uma pesquisa que não há evidências que suportem qualquer associação entre o tratamento ortodôntico e a disfunção temporomandibular. No entanto, devido à alta prevalência de tais processos numa população que procura tratamento ortodôntico, sugere-se que, previamente ao início da terapia ortodôntica, o profissional execute procedimentos de detecção de sinais e sintomas de DTM.

A má oclusão foi, historicamente, relacionada como fator responsável pelo aparecimento de sinais e sintomas de Disfunção Temporomandibular (DTM). Nesse contexto, por muito tempo a correção do mau relacionamento dos dentes foi proposta por meio de extensas reabilitações, Ortodontia ou ajustes oclusais, eliminando, dessa forma, contatos oclusais e interferências para tratamento de tais desordens.

Um melhor entendimento dos fatores etiológicos envolvidos nessas DTMs, associado a critérios de diagnóstico mais precisos, foi, no entanto, desmistificando aos poucos tais conceitos puramente mecânicos, levando cada vez mais em consideração a participação dos fatores sistêmicos, genéticos e comportamentais, em detrimento dos fatores periféricos e/ou locais. As inúmeras publicações que enfatizam a improvável relação causa-efeito entre o histórico de tratamento ortodôntico e o surgimento de sinais e sintomas de DTM demonstraram a participação apenas coadjuvante tanto da Ortodontia quanto dos fatores oclusais nesse contexto.

Sobre o artigo

O estudo, intitulado “Ortodontia, disfunção temporomandibular e oclusão: ciência aplicada à prática” e publicado na Revista Clínica de Ortodontia Dental Press (volume 16, número 2), teve como objetivo discutir a não relação de fatores oclusais e do tratamento ortodôntico no surgimento de sinais e sintomas de DTM, contribuindo para uma prática ortodôntica que respeita seus limites e reconhece seus benefícios de atuação, sempre embasada em evidências científicas; além de oferecer sugestões de conduta ao profissional ortodontista em relação às DTMs

Quais foram as conclusões?

O tratamento ortodôntico representa uma modalidade de tratamento fundamental para a obtenção de estética e função do sistema mastigatório. Apesar de toda a controvérsia envolvida na possível relação com a DTM, não há evidências que suportem qualquer associação entre tais variáveis. No entanto, devido à alta prevalência de tais processos numa população que procura tratamento ortodôntico, sugere-se que, previamente ao início da terapia ortodôntica, o profissional execute procedimentos de detecção de sinais e sintomas de DTM. Isso objetiva não somente otimizar as técnicas ortodônticas utilizadas, mas também possibilitar o tratamento de eventuais sintomas dolorosos e disfuncionais previamente ao planejamento ortodôntico.


Gostou desta pesquisa? Confira ela na íntegra e mais artigos inéditos de Ortodontia adquirindo a Revista Clínica de Ortodontia Dental Press, revista oficial da Asociacion Latino Americana de Ortodoncia – ALADO. Saiba mais aqui!

Sair da versão mobile