Dental Press Portal

Tratamento de cárie em pacientes com Parkinson pode evitar pneumonia

pneumoniaUm estudo realizado em Formosa, Taiwan, analisou os fatores de risco de desenvolvimento de pneumonia em pacientes com Parkinson. Os pesquisadores concluíram que pacientes que receberam tratamento de cárie tiveram menor risco de contrair a doença do que aqueles que não foram tratados.

O estudo foi realizado com 2.001 pacientes recém-diagnosticados com Parkinson, entre 2000 e 2009 – a pneumonia é uma doença comum em pacientes com essa doença degenerativa. No período de acompanhamento de seis anos, foram hospitalizados por pneumonia cerca de 19% dos pacientes com Parkinson. Os pesquisadores verificaram que a  saúde oral destes pacientes era comum à generalidade das pessoas – cerca de 48%  dos pacientes tinham cáries e mais de 44% apresentavam periodontite. A análise dos dados concluiu que a incidência de pneumonia foi menor em pacientes que receberam tratamento de cárie.

>>> Leia também: Exercício trata problema da fala em paciente com Parkinson

Concluiu-se que uma boa higiene oral e o controle da formação de biofilme diminuem o número de patologias respiratórias e consequentemente o risco de pneumonia, principalmente em homens idosos, uma vez que mais de 60% dos participantes do estudo que desenvolveram pneumonia eram do sexo masculino. Dos pacientes internados com a doença, cerca de 95% tinham um rendimento mensal baixo.

Referência: “Risk factors for pneumonia among patients with Parkinson’s disease: A Taiwan nationwide population-based study”, publicado em 27 de abril no Journal of Neuropsychiatric Disease and Treatment.

Leia o artigo na íntegra aqui. 

Sair da versão mobile