Dental Press Portal

Novo dispositivo detecta bactérias durante o tratamento do canal radicular

De acordo com um estudo, um novo método de detecção de bactérias feito durante a terapia do canal radicular poderia erradicar a necessidade de consultas de acompanhamento e prevenir a falência do tratamento.

tratamento de canal
O dispositivo SafeRoot pode detetar minúsculas quantidades de bactérias vivas residuais no espaço do canal radicular (Fonte: Divulgação)

Qual a importância do novo aparelho?

O dispositivo SafeRoot, criado por uma equipe de pesquisadores do King’s College de Londres, permite a detecção rápida de bactérias dentro do canal radicular, garantindo que o procedimento seja bem sucedido e reduzindo a necessidade de extração dentária ou intervenção cirúrgica.

Durante os tratamentos de canal radicular, as infecções bacterianas são removidas e o quanto possível do dente natural é mantido. No entanto, cerca de um quarto destes tratamentos falham ao longo do tempo devido a infecções secundárias, e a maioria dos procedimentos requerem uma ou duas visitas ao dentista, cada uma das quais envolve perfuração e remoção de parte do dente.

Como foi realizado o estudo?

O dispositivo SafeRoot foi desenvolvido para detectar qualquer bactéria existente uma vez concluído o tratamento do canal radicular, com o objetivo de eliminar infecções persistentes ou secundárias e reduzir a necessidade de tratamentos adicionais. Através da coloração fluorescente e microspectroscopia, o dispositivo pode detectar pequenas quantidades de bactérias vivas residuais no espaço do canal radicular. Durante os testes, a equipe de pesquisa foi capaz de detectar com sucesso células bacterianas após apenas 3 minutos de teste.

>>> Leia Também: Teste de hálito ajuda a detectar câncer de estômago e esôfago

Usando pontos convencionais de papel endodôntico estéril, o processo é realizado durante o tratamento, evitando qualquer impacto no tempo de tratamento clínico e minimizando etapas clínicas adicionais.

“A natureza resiliente das bactérias, combinada com complexas estruturas do canal radicular, torna a desinfecção desafiadora, levando a um número considerável de infecções persistentes. Esta é uma das principais causas de falhas no tratamento de canais radiculares “, explicou o Dr. Francesco Mannocci, professor de endodontologia do King’s College do London Dental Institute.

Um milhão de tratamentos de canal radicular são realizados no National Health Service a cada ano, custando £ 50,5 milhões. “Os tratamentos não são só demorados e dolorosos para os pacientes, mas acarretam um custo do NHS de quantidade significativa. Se pudermos reduzir o número de tratamentos de canal radicular e re-tratamentos necessários, poderia significar poupanças consideráveis “, acrescentou o pesquisador Dr Frederic Festy do Instituto.

>>> Leia Também: Nova máscara de resfriamento reduz dor e inchaço de tratamentos odontológicos

SafeRoot poderia ser aplicado a uma ampla gama de infecções biológicas, desde infecções feridas ou respiratórias, até infecções relacionadas com implantes e contaminação”, disse ele.

Fonte: DentalTribune

Se interessa por Endodontia? Então não deixe de conferir as novidades da especialidade na Dental Press Endodontics, a única revista de Endodontia do país, publicação oficial da Sociedade Brasileira de Endodontia. Saiba mais aqui!

Sair da versão mobile