Dental Press Portal

Torque zero para menos atrito – por Renato Parsekian

Renato Parsekian MartinsRenato Parsekian Martins

Pós-doutor em Ortodontia, Consultor Editorial do Dental Press Journal of Orthodontics (DPJO) e Professor do Excelência na Ortodontia.

Há algum tempo, conversei com um funcionário de uma empresa de materiais ortodônticos nacional que eu não gosto muito (pela péssima qualidade e pela filosofia de baixa qualidade nos produtos em favor do preço).

Ele me disse:

“Você iria gostar de uma nova prescrição que um professor do estado do ……… está desenvolvendo conosco. Ele bolou uma coisa fantástica, pediu para colocar 0o (zero graus) nos tubos dos primeiros molares superiores para ter menos atrito (sic) e o fio deslizar mais fácil.”

Com um sorriso sem graça, eu respondi – “Que legal…” – guardando para mim um pequeno sentimento de indignação misturado com frustração, e explico o porquê:

Os tubos de primeiros molares superiores são umas das poucas peças do aparelho “straightwire” onde há uma certa “concordância” entre as diversas prescrições, no quesito inclinação vestíbulo-lingual. Ela é de -10o nesses dentes, pois a face vestibular dos mesmos forma um ângulo desse valor com uma perpendicular, que passa pelo ponto aproximado de onde dever-se-ia colar o tubo nesse dente.

Assim, a base da peça é feita com -10o de diferença de uma perpendicular ao fundo do slot.

Portanto, numa situação onde o molar estaria em boa posição, o fio do aparelho estaria em uma mesma orientação angular que o tubo. Ok? (é óbvio que exagerei no ângulo acima só para dar o exemplo).

Se a angulação do slot no tubo fosse zero, isto é, com zero graus de diferença da perpendicular à base do tubo, como abaixo demonstrado:

Haveria, então, a incorporação de uma inclinação vestíbulo-lingual de 10o positivos em relação a face vestibular do primeiro molar, já que essa face possui uma inclinação de -10o em relação a perpendicular e o tubo 0o.

Assim, o slot e o fio não teriam a mesma orientação, com o fio podendo até mesmo exercer forças que aumentassem a resistência ao deslizamento. Portanto, faria muito pouco sentido utilizar esse tubo, conforme vemos abaixo:

Agora, fora tudo isso (desse tubo não fazer sentido nessa situação), não consigo entender porque alguém iria querer fazer algo do tipo, sendo que um tubo com zero graus é um tubo standart (vendido em qualquer lugar) e que pode ser colado para mesial, caso necessário seja incorporar anti-rotação…go figure!

Sair da versão mobile