Dental Press Portal

Tetric N Line: otimizando o tempo e ganhando em versatilidade

Dr. Rafael Ballista e Dr. Rafael Pazinatto falam da experiência na utilização desse produto da Ivoclar Vivadent; longevidade de resultados e tempo ganho são destaques no sitema de resinas compostas

Quando se fala na evolução de tecnologias em Odontologia, muito se comenta sobre softwares e toda a parte digital que passou a ser parte do dia a dia do dentista. A Tetric N-Line da Ivoclar Vivadent é um exemplo de que as tecnologias repercutem também em insumos práticos, tais como as resinas.

Tetric N-Line engloba quatro produtos que incorporam os avanços obtidos em tecnologia de compósitos ao longo dos anos. Todos os quatro compósitos contém a partícula de carga de trifluoreto de itérbio altamente radiopaca, o que torna as resinas compostas claramente visíveis em exames radiográficos.

Além disso, as inovações tecnológicas como o fotoiniciador altamente reativo Ivocerin e o recurso Aessencio, que altera a translucidez do compósito durante o processo de polimerização, representam novos marcos no desenvolvimento dos compósitos.

O Dr. Rafael Pazinatto trabalha com os materiais da Ivoclar há quase dez anos. De lá para cá, ressalta ele, houve toda uma evolução de um resina versátil – desde a Tetric Ceram, que à época era uma resina híbrida que já lhe chamava a atenção.

“Hoje a Tetric N-Ceram possui nanopartículas de carga com excelente consistência para manipulação, maior resistência e melhor polimento. Podemos trabalhar com segurança e maior precisão com a ajuda da luz do refletor, devido a tecnologias de retardadores dos fotoiniciadores, nos permitindo um tempo de trabalho fantástico”, destacou.

Outro aspecto que chama a atenção de Pazinatto, em relação ao produto, é a velocidade da fotopolimerização que, com o produto, ocorre em 10 segundos, agilizando o tempo operatório e otimizando os processos em clínicas.

“Os efeitos de mimetismo através de tecnologias existentes no conjunto carga e matriz dessa resina simplificam a técnica restauradora diminuindo a necessidade de diferentes cores e opacidades para resolução de casos. A Tetric N-Ceram também possui uma reduzida contração de polimerização, o que nos ajuda a trabalhar com maiores incrementos diminuindo ainda mais o tempo e aumentando a resistência”, ressaltou o dentista.

Devido à sua gama de cores e tecnologia, o Tetric N-Ceram e Tetric N-Flow são compósitos econômicos e estéticos que satisfazem as demandas na rotina de trabalho em dentes anteriores e posteriores, garantindo a gradação de translucidez para uma reconstrução fácil, usando apenas alguns materiais.

O Tetric N-Ceram é caracterizado por suas excelentes propriedades estéticas e facilidade de manuseio, além de sua longevidade clínica. A combinação ideal de partículas de carga vítreas, óxidos mistos esféricos e o aliviador de tensões de contração garante alta resistência e desgaste mínimo – uma base sólida para restaurações duradouras e consequentemente pacientes satisfeitos.

Para o Dr. Rafael Ballista, especialista e mestre em dentística, há vários aspectos que chamam a atenção no produto. Versatilidade, agilidade e longevidade são alguns dos adjetivos que o cirurgião-dentista faz questão de usar, ao descrever um pouco do produto.
“Realmente é um material muito versátil, que permite aliar custo benefício ao clínico que busca as restaurações com alto padrão de estético e longevidade dos resultados. Uma das características desse produto, que eu gosto muito, é o excelente tempo de trabalho, onde o profissional consegue efetuar o manuseio da resina composta – sua escultura dental – sobre o dente, com tempo suficiente, e o escoamento deste material é muito bom”, explicou Ballista.

A simplicidade da técnica, segundo Rafael Ballista, é algo que chama a atenção. O material possui uma escala de cores simplificada, em que apresenta apenas a disposição da dentina, e as resinas chamadas “universais”.

“As resinas têm propriedades ‘camaleônicas’. Podem funcionar com restauração de esmalte, permitindo resultados estéticos com poucas misturas de cores. Outro fator muito importante que eu gosto nesse material, são as características ópticas associadas às partículas que foram impregnadas nesse material, uma vez que a técnica é bem executada, e seguindo o passo a passo de fotoativação e polimento a longevidade dos resultados estéticos estão assegurados”, disse Ballista.

Os pigmentos, segundo Rafael Pazinatto, ajudam na versatilidade. Através deles é possível criar cromaticidade em lugares específicos, efeitos de translucidez e opacidade auxiliando na redução de passos e simplificando técnicas de estratificação mais complexas.

“A Tetric N-Line ainda possui resinas BulkFill, em diferentes consistências: regular e flow. Isso nos permite regularizar áreas de difícil acesso e de possíveis falhas, como interfaces proximais, diminuindo o stress de contração; completando a linha restauradora o adesivo Tetric N-Bond universal chega para proporcionar uma adesão segura contando com moléculas de MDP e a versatilidade de uso tanto para condicionamento com ácido fosfórico quanto para a sua utilização direta em dentina. Definitivamente uma realidade na minha rotina clínica de qualidade e segurança!”, concluiu Rafael Pazinatto.

Para saber mais acesse: https://blog.ivoclarvivadent.com/pt-br/tetric_n_line 

Sair da versão mobile