Ícone do site Dental Press Portal

Tensão causada pela pandemia aumenta casos de bruxismo

Para além dos impactos diretos ocasionados pela pandemia da Covid-19, uma série de outros traumas estão sendo registrados. Ansiedade, estresse e má qualidade de sono por si só já agravam o quadro emocional dos pacientes – positivados ou não pela doença. Essas características, entretanto, estão acarretando aumento nos casos de bruxismo.

Um estudo realizado em parceria entre a UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte), UFMG (Universidade Deferal de Minas Gerais) e USP (Universidade de São Paulo) analisou um grupo de 641 dentistas durante o período da pandemia. A pesquisa concluiu que 58% do total de pacientes apresentou sintomas de bruxismo durante a noite e outros 53% durante o dia.

A doença surge de forma inconsciente e começa de maneira imperceptível durante alguns momentos e pode se intensificar, causando dores de cabeça, nos ouvidos e na coluna, como explicou ao Portal R7 o dentista Gustavo Issas, especialista em disfunção temporomandibular pela Escola Paulista de Medicina da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo).

“O bruxismo tem um fator emocional muito forte, como a ansiedade, a angústia e a preocupação, e nesta pandemia tudo isso aconteceu junto e muito rápido. Muitas vezes os pacientes que rangem os dentes não percebem, porque geralmente isso ocorre durante um curto espaço de tempo à noite, mas com a chegada da pandemia isso mudou, o que levou ao aumento da procura nos consultórios”, disse ao R7, Issas.

A procura pelo dentista, no entanto, nem sempre é a primeira opção quando os sintomas de agravamento do bruxismo aparecem, o que dificulta o diagnóstico e o tratamento. Isso ocorre porque as dores, seja na cabeça, nos ouvidos, na coluna ou até mesmo nos maxilares, podem ser confundidas com outros problemas.

“Quando a pessoa vai ao dentista, o diagnóstico é feito de forma rápida. Só que muitas vezes a pessoa procura primeiro um clínico geral, um neurologista, um otorrino, por achar que o problema está em outro lugar. É difícil o paciente ter consciência de que precisa ir ao dentista por causa do bruxismo, então isso vai se agravando até que os dentes se desgastam ou quebram, e aí fica mais difícil resolver”, afirmou o especialista.

Sair da versão mobile