Dental Press Portal

Técnica MARPE é eficaz no tratamento de discrepância maxilar transversa

De acordo com um estudo de pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro em conjunto com pesquisadores da Yonsei University na Coreia do Sul, a técnica MARPE se mostrou uma abordagem de tratamento efetiva para a resolução da deficiência de perímetro das arcadas dentárias relacionada à discrepância maxilar transversa em pacientes adultos.

A etiologia do apinhamento dentário pode estar relacionada à constrição das arcadas dentárias em diversas dimensões, e a manipulação apropriada do perímetro da arcada, por meio da intervenção em casos de discrepâncias de base óssea, pode ser o fator chave para a dissolução do apinhamento, especialmente em casos onde a movimentação de incisivos é limitada em decorrência de problemas periodontais ou restrições relacionadas ao perfil facial.

O estudo, intitulado “Expansão rápida da maxila assistida por mini-implantes para o controle do perímetro da arcada dentária em paciente adulto” e publicado na revista Dental Press Journal of Orthodontics (volume 22, número 3), teve como objetivo relatar um caso clínico de uma paciente de 24 anos de idade, com deficiência transversa de maxila, apinhamento das arcadas superior e inferior, má oclusão de Classe II, 1a divisão, subdivisão direita, incisivos superiores previamente traumatizados e perfil reto.

Como foi realizado o tratamento?

A paciente foi submetida a uma abordagem de tratamento não-cirúrgica e sem extrações devido à técnica de expansão rápida da maxila assistida por mini-implantes (MARPE, do inglês miniscrew-assisted rapid palatal expansion). O dispositivo MARPE foi confeccionado a partir de um expansor Hyrax convencional apoiado em quatro mini-implantes. Foi adotado o protocolo de expansão lenta, com um período total de ativações de 40 dias e 3 meses de contenção. Uma mecânica de tração intrusiva apoiada em mini-implantes foi utilizada para a correção da relação de Classe II subdivisão direita, adequação do perímetro da arcada inferior e correção do desvio da linha média antes da inclusão dos incisivos centrais superiores.

Os registros pós-tratamento demonstraram o aumento de 5,0mm na distância intermolares, relação bilateral de Classe I de molares e caninos, resolução do apinhamento superior e inferior, linhas médias dentárias coincidentes e intercuspidação adequada. Assim, concluiu-se que a MARPE é uma técnica clinicamente efetiva para a correção das discrepâncias transversas em pacientes que já atingiram a maturidade esquelética, uma vez que proporciona a expansão da maxila a níveis suturais, com redução dos efeitos colaterais dentoalveolares. Essa técnica deve ser considerada como alternativa para o manejo do perímetro da arcada dentária, especialmente em tratamentos ortodônticos restritivos em pacientes adultos.


Gostou desta pesquisa? Confira o texto na íntegra e mais estudos na área de Ortodontia adquirindo a revista Dental Press Journal of Orthodontics, revista oficial da ABOR – Associação Brasileira de Ortodontia e Ortopedia Facial. Saiba mais aqui!

Sair da versão mobile