Dental Press Portal

Surpresa da Eurocopa, seleção da Islândia tem dentista como treinador

A grande surpresa desta Eurocopa é, com certeza, a seleção da Islândia, que pela primeira vez participa do torneio e ainda não perdeu nenhum jogo. Na segunda-feira (27) a desconhecida das torcidas eliminou a tradicional Inglaterra de virada por 2 a 1 nas oitavas de final, e agora está entre as oito melhores seleções do continente. Antes dos ingleses, classificou-se à frente de Cristiano Ronaldo e seus parceiros de time na fase de grupos e, ainda nas eliminatórias, venceu os holandeses do temido Laranja Mecânica duas vezes.

Mas o que isso tem a ver com Odontologia?

O dentista-treinador Heimir Hallgrimsson, em entrevista coletiva da Islândia na Eurocopa (Foto: EFE/EPA/UEFA)

Se os feitos da seleção islandesa são surpreendentes para um time desconhecido de um país com população de 320 mil habitantes, o fato de ter um treinador amador deixa a história ainda mais curiosa. Heimir Hallgrimsson, um dos dois técnicos do time, é dentista e ainda atua em consultório. Após a Eurocopa, o outro treinador, o ex-jogador sueco Lars Lagerback, deixará o posto e o dentista seguirá como único técnico.

Hallgrimsson é “o” dentista na pequena Heimaey, uma ilha de 8,3² km e 4.135 habitantes a 150 km da capital Reykjavik. Ele costumava trabalhar no consultório entre 8h da manhã e 15h da tarde, e depois seguia para os treinos de um time local, o IBV. Quando começou na seleção, começou a diminuir o ritmo. “Este ano cuidarei de poucos dentes. Eu trabalho um dia vez ou outra, talvez uma vez por semana, só para manter minha mão e meu cérebro funcionando”, disse em entrevista à ESPN.

>>> Leia também: Cirurgião dentista lança livro de fotografia aérea

E apesar de atuar em dois trabalhos tão distintos, Hallgrimsson consegue fazer uma relação entre eles. “Trabalhar como dentista me ajudou muito, já que você está sempre se relacionando um-para-um. Muitas pessoas têm medo de ir ao dentista, então você tem que encontrar a maneira de falar com cada cliente individualmente. Você pode ter que relaxar um, ser engraçado com o outro, ser sério com o terceiro”, disse à ESPN.

Confira na íntegra o curioso perfil do dentista-treinador Heimir Hallgrimsson, no site da ESPN.

Sair da versão mobile