Ícone do site Dental Press Portal

O stress durante a gravidez pode aumentar o risco de cáries dentárias nos filhos

Foto: divulgação

Pela primeira vez, um estudo sugere que stress crónico durante a gravidez também pode aumentar o risco de cárie dentária nas crianças.

As pesquisas mostram  que o stress crónico durante a gravidez pode aumentar o risco de cárie dentária nos filhos, o Dr. Wael Sabbah, Dental Institute at King’s College London, no Reino Unido, e os seus colegas de investigação publicaram suas descobertas no American Journal of Public Health.

A cárie dentária é a principal doença crónica na infância nos EUA. De acordo com o National Institute of Dental and Craniofacial Research, 42% das crianças com idades entre os 2 e 11 anos nos EUA tiveram cárie dentária nos seus dentes decíduos, enquanto 21% das crianças com idade entre os 6 e 11 anos tiveram cárie dentária nos seu dentes definitivos.

Má higiene oral e alto consumo de alimentos e bebidas açucarados são as causas  mais comuns de cárie dentária em crianças, mas o Dr. Sabbah e seus colegas sugerem que os níveis de stress de uma mãe experimenta durante a gravidez pode também desempenhar um papel importante na formação de cáries na infância.
A equipa de investigação – incluindo investigadores da Universidade de Washington em Seattle – analisaram os dados de 716 crianças e suas mães que fizeram parte do Inquérito National Health and Nutrition Examination Survey (NHANES) realizado entre 1988 e 1994.
As crianças incluídas no estudo tinham idade entre os 2 e 6 anos, enquanto suas mães tinham idades superiores a 30 anos. Marcadores biológicos de stress crónico – (marcadores de carga alostática) – foram analisados durante a gravidez. Especificamente, a equipe avaliou os níveis de lipoproteína (HDL) de alta densidade no sangue, triglicéridos, glicose e proteína C-reativa, bem como pressão arterial  e a circunferência da cintura.

Além de monitorar a incidência de cárie dentária entre os filhos, os pesquisadores avaliaram o nível socioeconómico das mães, o número de visitas das criança ao dentista  e se as mães amamentaram os seus filhos.  Os investigadores consideram que o stress materno deve ser considerado um fator de risco potencial para a cárie dentária nos filhos.
Em comparação com mães que não tinham marcadores AL,  as que tinham dois ou mais foram significativamente mais propensas a ter filhos com a cárie dentária.
Encontraram também maior  incidência de cárie dentária em crianças que não foram amamentadas, e também foi significativamente mais comum entre as mães com menores rendimentos.
Embora estudos anteriores tenham ligado o nível socioeconómico baixo com um potencial aumento do risco de cárie entre os descendentes, este estudo é o primeiro a identificar o stress como condutor desta associação.

Fonte: O Jonal Dentistry

Sair da versão mobile