Dental Press Portal

Sorriso é interpretado de maneiras diferentes pelo mundo

Um estudo internacional revelou que o sorriso tanto pode ser percebido como ato de inteligência e confiança como de estupidez e desonestidade, dependendo do país onde se está. Em tempos de globalização, pode ser crucial saber se um sorriso é considerado um ato positivo ou negativo, principalmente nas relações de negócios ou para candidatos a emprego no exterior.

sorriso1
O ato de sorrir não é visto da mesma maneira por diferentes culturas ao redor do mundo (Foto: acervo Dental Press)

Ao investigar as percepções sociais do sorriso, os pesquisadores pediram a 4.519 participantes de 44 culturas em seis continentes para avaliar fotografias indivíduos sorrindo e não sorrindo, para avaliação dos traços de honestidade e inteligência. Para cada participante, a equipe de pesquisa internacional, liderada pelo pesquisador Dr. Krys Kuba, da Polônia, calculou as classificações médias dadas pelos participantes.

Eles descobriram que o sorriso não foi consistentemente percebido como um sinal de inteligência em todas as culturas. No Japão, Distrito de Kerala (na Índia), Irã, Coreia do Sul, Rússia e França os indivíduos foram percebidos como significativamente menos inteligentes quando sorriam. Pelo contrário, na Alemanha, Suíça, Malásia, China e Áustria, o sorriso foi considerado um indicativo de inteligência superior. Não houve diferença significativa nas avaliações de inteligência de indivíduos sorridentes contra indivíduos não sorridentes em 20 outras culturas, incluindo China, Noruega e Indonésia.

No que diz respeito a honestidade, os resultados indicaram que, embora os indivíduos sorridentes sejam conectados como sendo mais honestos do que indivíduos não sorridentes em quase todas as culturas (37 em 44), houve uma variabilidade cultural no tamanho do efeito. No geral, o efeito positivo do sorriso era mais fraco em países com alto índice de corrupção, como o Zimbabwe, as Maldivas e Argentina. Sobre isso, os pesquisadores concluíram que a corrupção a nível social pode enfraquecer o significado de um sinal evolutivamente importante, como sorriso, e minar a sua credibilidade.

>>> Leia também: Sorrir faz bem para a saúde 

De acordo com os pesquisadores, as conclusões surpreendentes sobre a percepção do sorriso podem ter implicações práticas importantes no contexto da globalização. Saber se um sorriso é interpretado de forma positiva, como um sinal de competência e confiabilidade, ou se ele sinaliza o oposto, pode ser crucial na relações internacionais.

Leia o artigo na íntegra, em inglês, aqui. 

Fonte: Jornal Dentistry

Sair da versão mobile