Dental Press Portal

O que o seu sorriso pode fazer por você? – por André W. Machado

Sorriso

André W. Machado

Professor Adjunto de Ortodontia da UFBA; Professor Colaborador do Mestrado em Ortodontia da UCLA – USA; Doutor em Ortodontia – UNESP / UCLA – USA; Mestre e Especialista em Ortodontia – PUC Minas; professor do Excelência na Ortodontia Dental Press.

A busca por aprimoramentos na estética dentofacial tem sido uma constante na sociedade contemporânea. Inspirada pelas belas faces e sorrisos sedutores que preenchem nossos canais de mídia e nossos sonhos, cresce vertiginosamente a procura por tratamentos que abordem mudanças positivas no sorriso.

Mas… Por que será que o simples ato de sorrir, banal pela sua frequência, poderia proporcionar mudanças tão valiosas na vida das pessoas?

A expressão popular, amplamente conhecida, “o sorriso é o nosso cartão de visita” deveria ser mais respeitada, pois já se encontra cientificamente embasada. Ainda pouco numerosos, mas já muito consistentes, estudos recentes comprovam que o sorriso é o elemento mais importante na percepção da beleza de uma face.

Diversas pesquisas avaliadas não foram suficientes para sanar a nossa dúvida: até que ponto o sorriso realmente é mandatório na avaliação da estética global da face? Tendo a Universidade Federal da Bahia (UFBA) como oficina, produzimos alguns trabalhos que pesaram a influência de cabelos, nariz, sorriso, queixo e olhos na percepção de beleza da face e, dada a consistência de seus resultados, renderam algumas publicações internacionais (Dental Press Journal of Orthodontics,  American Journal of Orthodontics and Dentofacial Orthopedics, Journal of Esthetic and Restorative Dentistry, etc). Os resultados desses trabalhos satisfizeram nossa suspeita: o sorriso é o elemento mais importante no contexto da estética global facial.

E os benefícios de um sorrir atraente não param por aqui. O sorriso não só é decisivo na percepção da atratividade da face, como também é um aspecto de peso no julgamento inconsciente do psíquico. Alterações negativas no sorriso podem deixar uma má impressão quanto a personalidade, inteligência, estabilidade emocional, capacidade de dominância, sexualidade e até as intenções de um indivíduo. Em outras palavras: diante de um sorriso desagradável, alguém poderia não simpatizar com uma pessoa, antes mesmo de conhecê-la.

Recentemente, o pesquisador Baiano Dr Matheus Pithon, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) publicou um estudo surpreendente no conceituado American Journal of Orthodontics and Dentofacial Orthopedics, com a seguinte comprovação: pessoas com sorrisos considerados bonitos são vistas como mais inteligentes e, assim, possuem mais chance de conseguir um emprego. Esse dado traz imenso destaque a algo que parecia um detalhe, capricho da vaidade. A despeito de qualidades consagradas no mercado de trabalho, como um bom currículo e uma estrada de experiência, o sorriso pode ser o responsável pela dificuldade de alocar-se a altura dos citados atributos.

Possuir um sorriso considerado agradável não é, portanto, uma questão meramente estética. Muito além disso, belos sorrisos conquistam pessoas e, tornam seus donos indivíduos considerados mais inteligentes, sociáveis, dominantes e, principalmente, mais aptos ao mercado de trabalho.

Sair da versão mobile