O Ministério da Saúde e a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS) selecionaram sete experiências do Laboratório de Inovação em Política Nacional de Saúde Bucal. As experiências foram escolhidas por serem inovadoras, conforme o Conselho Federal de Odontologia.
A seleção ocorreu após chamamento público aberto em julho deste ano. Agora, os autores dos trabalhos participarão de lives e receberão visitas técnicas in loco para sistematização do conhecimento. Dessa forma, as inovações poderão ser reproduzidas e disseminadas em outros locais. As atividades ocorrerão entre os meses de outubro e novembro e, depois, os participantes apresentarão as experiências em um seminário, em dezembro.
De acordo com o conselho, a primeira live será realizada na quarta-feira (26), às 15h, pelo YouTube, no Canal DataSUS no YouTube (clique aqui para assistir).
A transmissão terá como eixo inovação a Teleodontologia. Por isso, estarão presentes na transmissão os autores escolhidos das experiências deste eixo: os cirurgiões-dentistas Diego Diniz e Valeska Pivatto discutirão seus trabalhos frente à área de Teleodontologia nas secretarias municipais de Sorocaba (SP) e Florianópolis (SC), respectivamente. A mediação é do Coordenador de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, Wellington Carvalho, com a presença da professora Fernanda Carrer, da FOUSP.
As datas das demais lives serão divulgadas em breve. Elas serão referentes aos eixos de Odontologia Hospitalar e Centro de Especialidades Odontológicas (CEOs).
Programa de inovação
O Laboratório de Inovação em Saúde (LIS) é uma ferramenta utilizada pela OPAS/OMS Brasil desde 2008. O objetivo da iniciativa é identificar, sistematizar e divulgar inovação e boas práticas dentro do Sistema Único de Saúde (SUS).
Conforme o conselho, o trabalho do laboratório busca dar visibilidade a iniciativas de âmbito local, para que possam ser reproduzidas em outros lugares, melhorando o desempenho do SUS, por meio de pesquisas e recomendações baseadas em evidências, mediante estudos de casos com resultados positivos. O LIS já abordou diversos temas, entretanto, essa é a primeira vez que a temática será voltada à saúde bucal.
Fonte: CFO