Dental Press Portal

Selante preventivo diminui custo de saúde pública

Descobertas de uma nova pesquisa realizada na Kennesaw State University demonstram que programas de selamento dental, feitos com alunos enquanto estão na escola, ajudam a proteger os dentes permanentes das crianças contra a deterioração.

Em parceria com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças da Divisão de Saúde Bucal, o estudo explorou a relação custo-efetividade desses programas em escolas, examinando o resultado entre crianças com e sem selantes, e o número de cáries adquiridas ao final de quatro anos.

Os selantes são apontados como rentáveis em relação a outros procedimentos (Fonte: Reprodução)
Selantes são mais econômicos em relação a outros procedimentos (Foto: Reprodução)

Os selantes dentais são materiais à base de resina, aplicados nas superfícies de mastigação dos dentes permanentes das crianças para proteger o esmalte da deterioração. Como parte de um programa de prevenção dental feito em escolas, os provedores dentais licenciados, com permissão dos pais, aplicam os selantes nos alunos gratuitamente, durante o dia período de aula. O programa normalmente cobra seguro público ou privado, quando disponível, para cobrir parte do custo.

Christina Scherrer, professora de Sistemas e Engenharia Industrial na Kennesaw State University, faz parte de uma equipe que inclui pesquisadores do CDC. Eles descobriram que o custo de futuras cáries e a perda de produtividade dos pais, que deixam o trabalho para levar o filho ao dentista, superam os custos de execução de programas de selante dentário em escolas.

O estudo “Avaliação de programas de selantes dentais em escolas: um guia comunitário atualizado de revisão sistemática econômica” será publicado no American Journal of Preventive Medicine nesta primavera.

>>>Leia também: Educação em saúde bucal por si só é ineficaz, diz estudo

“Uma restauração custa muito mais do que um selante. O programa de selamento preventivo poderia poupar dinheiro e evitar a dor e inconveniência da cárie dentária”, explicou Scherrer. “Realizamos uma extensa revisão dos estudos publicados sobre esses programas e, levando em consideração uma ampla variedade de circunstâncias sob as quais operam, estamos confiantes de que são um bom investimento de fundos na saúde pública.”

Oferecido em áreas socioeconômicas baixas, particularmente em distritos escolares em que mais de metade dos estudantes se enquadra no perfil de programas federais de refeições gratuitas ou de preço reduzido, os programas de selamento dental em escolas chegam a muitos estudantes que não têm acesso a assistência odontológica, explica Scherrer .

“Nós olhamos para o quanto esses selantes vão economizar em reembolsos médicos mais tarde”, diz Scherrer. “Os estudantes sem acesso a assistência odontológica podem aparecer em uma sala de emergência com dor de dente, precisando de um canal radicular ou extração, que pode ser cobrado do seguro.”

De acordo com Scherrer, selantes dentais já mostraram resultados na redução da cárie dentária entre crianças em idade escolar. Seu estudo demonstra a economia de custos e indica como selantes são atualmente subutilizados, especialmente entre crianças com maior risco de adquirirem cáries. A equipe espera que suas descobertas aumentem o financiamento e o número desses programas preventivos.

>>> Cinco coisas que os pais precisam saber antes de guardar o dente de leite dos filhos

Como engenheira industrial, Scherrer focou sua parte do estudo em quantificar o benefício dos programas escolares de selantes dentais matemática e economicamente. A maior parte de sua pesquisa tem sido em colaboração com o setor sem fins lucrativos/público, e ela tem trabalhado neste estudo de investigação nos últimos 18 meses.

Fonte: ScienceDaily

Sair da versão mobile