Dental Press Portal

Seguro odontológico melhora saúde bucal de crianças americanas

A cobertura de seguros, seu potencial efeito sobre o uso de serviços odontológicos e os resultados associados à saúde bucal continuam sendo uma questão de debate na política de saúde pública. Avaliando dados de 18 anos das crianças dos Estados Unidos, pesquisadores relataram que o seguro odontológico desempenha um papel significativo no tratamento e redução das necessidades dentárias nas crianças.

seguro-dental
A análise mostrou que o seguro público reduziu os níveis de necessidades não atendidas em 14,5% desde 1997 (Fonte: Reprodução)

Aqueles que estavam inscritos em planos odontológicos privados ou públicos eram mais propensos a receber tratamento dentário do que crianças que não tinham cobertura.

>>> Leia Também: Lei garante aposentadoria especial para dentistas

No estudo, os autores analisaram a associação entre visitas odontológicas e necessidades dentárias de crianças dos EUA, com idade entre 2 a 17 anos, com base no seu tipo de seguro.

Após a análise, que incluía mais de 65 mil participantes entre 1997 e 2014,  descobriram que, em geral, o número de crianças sem seguro diminuiu 58% ao longo do período, tendo em consideração uma mudança substancial da cobertura de seguro privado para público. E embora as crianças com seguro privado tivessem um nível significativamente menor de necessidades não atendidas e maior freqüência de visitas odontológicas do que as crianças que estavam publicamente seguradas, a análise mostrou que o seguro público reduziu os níveis de necessidades não atendidas em 14,5% desde 1997.

Leia o artigo na íntegra em inglês aqui.

Fonte: DentalTribune

Sair da versão mobile